O que faz um Técnico em Enfermagem?

O que faz um Técnico em Enfermagem?

O trabalho da equipe de enfermagem em hospitais envolve desde atender pacientes até auxiliar em processos cirúrgicos, recuperação de pacientes, além de treinamento e organização de equipes para trabalhos diversos dentro do hospital. Integrando esta equipe estão enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Quer saber mais sobre o que faz um técnico em Enfermagem ? Entenda as principais atribuições desse profissional, como pode atuar e o que é fundamental para o exercício dessa profissão a seguir.

Técnico em Enfermagem

A primeira distinção importante para entender o que faz um técnico em enfermagem nas equipes médicas é compreender a diferença entre os três níveis de atuação profissional da área. Segundo o que estabelece a lei 7498, de 25 de junho de 1998, a principal distinção entre auxiliar, técnico e enfermeiro são as funções de maior ou menor complexidade.

Por isso, no mercado de trabalho, o auxiliar de enfermagem atua realizando as tarefas mais básicas no que envolve o atendimento de pacientes e procedimentos médicos. Ele é o profissional de nível médio que atua junto a equipe.

O Enfermeiro é o profissional de nível superior. Esse profissional pode atender pacientes de qualquer natureza e chefia a equipe de enfermagem, podendo realizar atividades de maior complexidade.

O Técnico em Enfermagem é o profissional responsável pelas atividades de média complexidade na equipe médica. Para exercer essa profissão, é necessário ter ensino médio completo e ter concluído o curso técnico em enfermagem.

As principais atribuições de um Técnico em Enfermagem envolvem prestar assistência à saúde de indivíduos e grupos sociais; atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo da vida; assim como promover a humanização do cuidado.

Mercado de Trabalho

close-up-doctor-health-42273.jpg

O Mercado de Trabalho para profissionais de enfermagem é amplo. Podendo atuar em consultórios, clínicas, hospitais, unidades de pronto-atendimento e centros de educação, a formação técnica em enfermagem também possibilita a atuação em home care e atendimento pré-hospitalar.

Onde cursar técnico em enfermagem?

Se você quer conhecer um lugar para cursar técnico em enfermagem com qualidade e referência no mercado, conheça a Escola Épicos. Focada em educação e profissionalização para a área da saúde, a Épicos atua desde 1999 formando profissionais de excelência para atuar no mercado de trabalho. Com infraestrutura ampla e tecnológica, você ainda conta com uma localização privilegiada no Centro de Curitiba e um corpo docente de referência no mercado.

Entre em contato e saiba mais.