O Auxiliar de Laboratório pode atuar em laboratórios médicos de áreas específicas, laboratórios de pesquisas ou, até mesmo, laboratórios de análises clínicas. Esse profissional atua normalmente dentro de hospitais, ambulatórios, clínicas, laboratórios de pesquisa governamentais ou empresas laboratoriais públicas e privadas.
Com o cargo auxiliar de laboratório, os profissionais são encarregados desde a organização dos utensílios de trabalho (como vidrarias e materiais diversos), até suporte nas atividades principais do local.
Manipulação de matéria prima, interpretação de esquemas gráficos, análise de desenvolvimento de produtos, elaboração de relatórios, coleta de amostras clínicas, pesquisas internas com supervisão, separação de materiais biológicos, entre muitas outras atividades que envolvem o trabalho em laboratório.
Para o perfil do profissional responsável para exercer atividades auxiliares em laboratório é exigido ensino médio completo e, muitas vezes, também um curso específico para atuar na profissão (podendo ser o curso técnico de Auxiliar de Laboratório ou a Graduação em Ciências Biológicas). O requisito mínimo para começar a estudar este nível técnico é ter o diploma de formação no Ensino Médio.
Em relação às características e personalidade do profissional ideal, é relativo a área de atuação e atividade fim do laboratório, mas certos posicionamentos e posturas são imprescindíveis para encarar o mercado de trabalho com sucesso. Organização, perfil analítico e meticuloso são algumas dessas características.
Mas não se preocupe, ao estudar e começar a atuar já é possível desenvolver a maioria destas características. Saber trabalhar em equipe, ter iniciativa, ser um profissional dinâmico e ágil, se comunicar com exatidão, ter habilidade tátil, ter atenção nos detalhes, conseguir discriminar odores e cores são algumas das capacidades que você certamente vai desenvolver. Os salários podem variar segundo a região do Brasil, horas trabalhadas e local de atuação.Entretanto, a média salarial para quem começa a atuar nessa profissão no país é de R$1.500,00.
O curso de Auxiliar de Laboratório assegura o desenvolvimento de competências técnicas que serão necessárias para o exercício da profissão, contando em seu conteúdo programático assuntos de relevância no ambiente laboratorial, que têm alta demanda no mercado.
A proposta do curso é oferecer ao educando condições e preparo para realizar, com excelência, todos os procedimentos de coleta e de análises, envolvendo o uso do microscópio e demais equipamentos.
Além disso, o curso trata das principais técnicas utilizadas em ambiente laboratorial e a manutenção de padrões de qualidade e segurança nesses ambientes.