Propiciar a formação profissional em cuidados com o idoso com profundo embasamento nas ciências humanas, biológicas e sociais e relacionadas ao atendimento das necessidades de saúde do idoso.
Complementando a formação profissional do Curso de cuidador de idosos, a Escola ÉPICOS oferece campos de estágios em Lar de idosos excelentes de Curitiba e região metropolitana.
A profissão de cuidador de idosos está em ascensão e a tendência é que ela se amplie mais nos próximos anos. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros tem gerado uma preocupação maior em relação a qualidade de vida nessa etapa. Hoje, existem cerca de 30 milhões de idosos no Brasil, número que irá quadruplicar até 2060.
Quer ser um profissional da área da saúde? Conheça mais sobre Cuidador de Idosos.
Antigamente, era muito comum ver amigos e familiares cuidando dos idosos da família, mesmo sem experiência na área. Hoje, com a rotina cada vez mais agitadas, principalmente nas grandes cidades, é impossível não encontrar a necessidade de um profissional que possa cuidar adequadamente das pessoas que amamos.
Essa exigência fez com que os cuidadores de idosos precisassem se profissionalizar com cursos, além da vivência na profissão. São eles que cuidam da alimentação do idoso, da higiene, manejam aparelhos médicos, prestam socorro e cuidam do paciente sempre com muito amor.
É necessário estipular atividades de lazer para o idoso que sejam aprovadas pelo médico, conhecer as patologias mais comuns nessa idade, como atuar em situações de emergência, primeiros socorros, entre outros.
As atribuições de um Cuidador de Idosos no dia a dia podem incluir:
- Fazer companhia
- Dar os remédios com prescrição médica
- Acompanhar o idoso em consultas e outros tratamentos médicos
- Prezar pelo bem estar do paciente
- Ajudar em tarefas cotidianas
- Observar mudanças comportamentais e de saúde que precisem de procedimentos específicos
- Conversar sempre com a família do idoso
- Manter contato com o médico do idoso
- Estimular relações com grupos e pessoas da mesma idade
- Encorajar o protagonismo do idoso em todas as ações que ele é capaz de fazer sem ajuda
Ser um cuidador de idosos exige muita inteligência emocional, pois por mais que exista paixão pela profissão, não é fácil cuidar de outra pessoa, ainda mais quando ela demanda de tanta atenção e cuidados específicos.
Algumas características são essenciais para todo o cuidador de idosos de sucesso:
- Gostar de cuidar de pessoas
- Paciência
- Responsabilidade
- Sensibilidade
- Simpatia
- Organização
- Dinamismo
- Delicadeza
- Flexibilidade
- Gostar de aprender para ter uma atualização profissional constante
O salário para essa profissão varia conforme a região, local, hora de trabalho e formação.
Dentro dessas condições, a faixa salarial de Cuidadores de Idosos no Brasil pode variar entre R$1000 e R$4500 mensais. .