objetivos do curso

Propiciar a formação profissional em cuidados com o idoso com profundo embasamento nas ciências humanas, biológicas e sociais e relacionadas ao atendimento das necessidades de saúde do idoso.

Complementando a formação profissional do Curso de cuidador de idosos, a Escola ÉPICOS oferece campos de estágios em Lar de idosos excelentes de Curitiba e região metropolitana.

Curso Cuidador de Idosos

A profissão de cuidador de idosos está em ascensão e a tendência é que ela se amplie mais nos próximos anos. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros tem gerado uma preocupação maior em relação a qualidade de vida nessa etapa. Hoje, existem cerca de 30 milhões de idosos no Brasil, número que irá quadruplicar até 2060.

Quer ser um profissional da área da saúde? Conheça mais sobre Cuidador de Idosos.

O que faz um cuidador de idosos?

Antigamente, era muito comum ver amigos e familiares cuidando dos idosos da família, mesmo sem experiência na área. Hoje, com a rotina cada vez mais agitadas, principalmente nas grandes cidades, é impossível não encontrar a necessidade de um profissional que possa cuidar adequadamente das pessoas que amamos.

Essa exigência fez com que os cuidadores de idosos precisassem se profissionalizar com cursos, além da vivência na profissão. São eles que cuidam da alimentação do idoso, da higiene, manejam aparelhos médicos, prestam socorro e cuidam do paciente sempre com muito amor.

É necessário estipular atividades de lazer para o idoso que sejam aprovadas pelo médico, conhecer as patologias mais comuns nessa idade, como atuar em situações de emergência, primeiros socorros, entre outros.

As atribuições de um Cuidador de Idosos no dia a dia podem incluir:


- Fazer companhia

- Dar os remédios com prescrição médica

- Acompanhar o idoso em consultas e outros tratamentos médicos

- Prezar pelo bem estar do paciente

- Ajudar em tarefas cotidianas

- Observar mudanças comportamentais e de saúde que precisem de procedimentos específicos

- Conversar sempre com a família do idoso

- Manter contato com o médico do idoso

- Estimular relações com grupos e pessoas da mesma idade

- Encorajar o protagonismo do idoso em todas as ações que ele é capaz de fazer sem ajuda


Perfil profissional


Ser um cuidador de idosos exige muita inteligência emocional, pois por mais que exista paixão pela profissão, não é fácil cuidar de outra pessoa, ainda mais quando ela demanda de tanta atenção e cuidados específicos. 


Algumas características são essenciais para todo o cuidador de idosos de sucesso:


- Gostar de cuidar de pessoas

- Paciência

- Responsabilidade

- Sensibilidade

- Simpatia

- Organização

- Dinamismo

- Delicadeza

- Flexibilidade

- Gostar de aprender para ter uma atualização profissional constante

Quanto ganha um cuidador de idosos?


O salário para essa profissão varia conforme a região, local, hora de trabalho e formação.
Dentro dessas condições, a faixa salarial de Cuidadores de Idosos no Brasil pode variar entre R$1000 e R$4500 mensais. .

  • MERCADO

    Pelo fato de a medicina possibilitar cada vez mais novos tipos de tratamento e cuidar da população idosa, o campo de atuação para esse profissional é bastante amplo.
    Além de trabalhar nas casas dos pacientes, eles também podem atuar em abrigos, hospitais, clínicas e postos de saúde.
    Em todos os locais que necessitem de um cuidado especial para essa faixa etária da população, um cuidador de idosos pode trabalhar. É o caso de casas de repouso, empresas especializadas, órgãos públicos, centros de recuperação, eventos culturais e até mesmo agências de turismo com programas para idosos.
  • Programação

    Horário sexta-feira das 19h às 22h;
  • Exigências

    Maiores de 18 anos;
    Ensino Fundamental completo ou cursando.
  • Conteúdo

    Formar profissionais qualificados e que tenham profundo conhecimento em ciências humanas, biológicas e sociais que tenham relação com o atendimento das necessidades de saúde e bem estar do idoso.

    O principal ponto da grade curricular são as ciências biológicas, biomédicas e da saúde. Nas aulas teóricas e práticas, o aluno vai aprender a estrutura e funcionamento do corpo humano do idoso em disciplinas como anatomia, fisiologia, gerontologia e geriatria.

    Já nas disciplinas específicas, o estudante irá conhecer as diferentes formas de atendimento, como nutrição, fisioterapia, recreação para terceira idade, farmacologia e legislação do idoso.
  • Certificação

    Certificado Reconhecido (Parecer 658/05 CEE/PR);