objetivos do curso


Ser técnico em enfermagem hoje em dia é uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho da saúde. Além das muitas vagas disponíveis, as chances de crescimento profissional são grandes e diversas. 


Conheça mais sobre essa profissão e o Curso Técnico em Enfermagem.

O que faz um técnico em enfermagem?

A principal função do técnico em enfermagem é auxiliar enfermeiros superiores no tratamento de pacientes, bem como atuar na prevenção e manutenção da saúde básica. 


Sendo assim, as principais atividades diárias desse profissional envolvem a reabilitação e recuperação da saúde pública e coletiva. Sua rotina pode incluir tarefas como:

- Atendimento de pacientes com quadros de saúde de média gravidade

- Aplicação de vacinas

- Coleta de material para exames laboratoriais

- Ajuda na gestão hospitalar

- Ações que evitam infecção hospitalar

- Prevenção e controle de doenças

- Auxiliar o enfermeiro no planejamento de atividades

Perfil profissional 

O técnico em enfermagem, acima de tudo, precisa ter respeito a vida de todo ser humano, sem discriminação e com valores baseados nos direitos humanos e dignidade.


A capacidade de trabalhar em equipe também é muito importante, pois dentro da rotina ele terá que lidar com os enfermeiros e com os auxiliares de enfermagem. 


Saber lidar com situações de extrema pressão também é um diferencial. Um técnico em enfermagem precisa manter a calma em casos com pacientes mais graves, onde cada segundo é extremamente precioso. 


Ser organizado, paciente, focado e saber controlar bem as emoções também são qualidades essenciais de todo técnico em enfermagem de sucesso. 


Qual a diferença entre auxiliar, técnico e enfermeiro?

A diferença entre esses três termos está na formação de cada profissional. O auxiliar, por exemplo, tem o ensino fundamental e médio concluídos. Já o técnico tem o curso técnico e o enfermeiro o curso superior.


Os três cargos exigem que os profissionais tenham o registro no conselho regional de classe.


As atividades diárias também são diferentes. O auxiliar trabalha com pacientes com índice de gravidade mais baixo, o técnico pode ajudar com pacientes de média a alta complexidade e o enfermeiro pode atuar em todos os casos. Ele também planeja os atendimentos e treina as equipes de enfermagem.

Quanto ganha um técnico em enfermagem?

O valor pode variar de região para região, mas a média salarial do técnico em enfermagem no Brasil varia entre R$1.139 a R$1.916 mensais. Esse valor pode variar de acordo com a carga horária mensal do profissional, o setor de atuação e até mesmo os turnos de trabalho. 



  • MERCADO

    Quando pensamos em locais onde um técnico em enfermagem pode trabalhar, rapidamente vem a cabeça hospitais e postos de saúde, não é? Mas, o campo de atuação é bem maior do que isso, levando em consideração tanto os locais de trabalho, quanto às atividades diárias.
    Isso acontece porque durante o Curso para Técnicos em Enfermagem, você irá aprender diferentes conteúdos na grade curricular, permitindo que você possa aplicar seus conhecimentos em diferentes locais como:

    - Abrigos
    - Casas de repouso
    - Instituições de ressocialização
    - Spas
    - Creches
    - Laboratórios para análises clínicas
    - Unidades de diagnósticos
    - Consultórios médicos
    - Unidades Básicas de Saúde
    - Redes Ambulatoriais
    - Clínicas
    - Hospitais
  • Programação

    Aulas de segunda à sexta com duração de 2 anos.
    Aulas aos finais de semana com duração de 28 meses.
  • Exigências

    Conclusão do ensino médio;
    Conclusão do curso Técnico em Enfermagem;
  • Conteúdo

    Objetivos do curso

    A Escola Épicos proporciona a formação técnico-profissional em enfermagem com uma base profunda em ciências humanas, biológicas e sociais relacionadas ao atendimento das necessidades de saúde da população.

    As vantagens do curso são:

    - Crescimento humano e profissional
    - Grande demanda de profissionais de enfermagem no mercado
    - Status no atendimento informal e profissional

    Os pontos principais da grade curricular são as ciência biológica, biomédica e de saúde. Nas aulas teóricas e laboratoriais, por exemplo, o aluno irá conhecer a estrutura e funcionamento do corpo humano, com disciplinas como anatomia e fisiologia. Também aprende profilaxia, primeiros socorros e cuidados com a higiene.

    Nas disciplinas específicas estão incluídas os diferentes tipos de atendimento, como enfermagem cirúrgica, obstétrica e pediátrica. Nessa etapa, o estudante também irá aprender noções de farmacologia, microbiologia e parasitologia.
  • Certificação

    Certificado Reconhecido (Parecer 658/05 CEE/PR);