objetivos do curso

O Instrumentador Cirúrgico é o profissional responsável por auxiliar a equipe médica durante a realização de um ato cirúrgico. Esse profissional é um dos maiores aliados do cirurgião durante um procedimento operatório.

Encarregado do controle e fornecimento de instrumental cirúrgico durante procedimentos cirúrgicos, esse profissional também é quem prepara o ambiente operatório para receber o paciente e a equipe médica, bem como montar e desmontar os equipamentos.

Por isso o profissional que atua como Instrumentador Cirúrgico tem como um de seus pré requisitos ter um amplo conhecimento acerca do ambiente cirúrgico, seus instrumentos e procedimentos. O trabalho do instrumentador cirúrgico também é capaz de reduzir o tempo de uma operação e, até mesmo, diminuir riscos de contaminação e infecções pós-operatórias.

MERCADO DE TRABALHO

Esse é um ramo da área da saúde que cresce na mesma medida que o aumento do número de hospitais, o crescimento das diferentes especializações médicas, bem como o mercado de cirurgias no Brasil e tantos outros na área da saúde. 

Após conclusão do curso técnico de instrumentação cirúrgica, o profissional poderá atuar em hospitais, clínicas e demais organizações que trabalham com procedimentos cirúrgicos, podendo ser um profissional contratado de uma instituição específica ou parte de uma equipe médica que opera em múltiplos locais. O piso salarial do instrumentador cirúrgico é definido pela convenção e pelos acordos coletivos sob responsabilidade do sindicato da categoria na sua região. O piso pode ser definido em cada cidade ou região e varia de acordo com a carga horária trabalhada, as funções exercidas e o setor em que o profissional atua.

SOBRE O CURSO

O curso de instrumentação cirúrgica da Escola ÉPICOS capacita você para atuar como profissional reconhecido na área da saúde, que está em permanente expansão. Com 12 meses de duração, neste curso de nível técnico você conta com módulos teóricos e práticos, em instalações de excelência, além de estágio supervisionado em hospital. Tudo para você sair da sua formação pronto para atuar com destaque no mercado de trabalho.

Como formação técnica de nível médio, o curso de Instrumentação Cirúrgica é uma ótima opção para quem procura uma formação para entrar na área da saúde. Para outros profissionais que já estão na área e desejam expandir os conhecimentos o curso também pode ser aplicado como uma especialização técnica para pessoas com técnico em enfermagem, por exemplo.


Tem como objetivo capacitar e qualificar alunos para atuação como Instrumentadores cirúrgicos com responsabilidade e eficácia. O Profissional de Instrumentação Cirúrgica é o braço direito do cirurgião, portanto de importância fundamental em todo centro cirúrgico.

A sua função é facilitar o ato operatório, ordenando e fornecendo o instrumental e material cirúrgico ao médico cirurgião e seus auxiliares. A presteza e eficácia do instrumentador consiste em reduzir o tempo da cirurgia, diminuindo os índices de contaminação e de infecção pós-operatórias.

  • MERCADO

    Estágio supervisionado em hospitais conveniados (centro cirúrgico)
    <
  • Programação

    Aulas quintas e sextas e estágio uma ve por semana;
    Duração de 12 meses;
  • Exigências

    Ensino médio completo até o término do curso
  • Conteúdo

    Ética;
    Microbiologia/ Parasitologia;
    Anatomia e Fisiologia;
    Anatomia e Fisiologia;
    Anestesiologia;
    Técnica Cirúrgica;
    Controle de Infecção Hospitalar ;
    Imunologia;
    Fios e Suturas;
    Hospital e Centro Cirúrgico;
    Nomenclatura e Cirurgias;
    Estágio;
    Aulas práticas e teóricas com professores especialistas.