Cuidador de Idosos trabalha somente em lares residenciais?

Cuidador de Idosos trabalha somente em lares residenciais?

Cuidador de Idosos é o profissional responsável por dar assistência a pessoas com idade avançada ou incapacitadas. Você sabia que esse é um mercado que cresce a cada dia mais no Brasil? Lares residenciais, hospitais, casas de repouso são apenas alguns dos lugares que esses profissionais podem atuar. Conheça tudo que você precisa saber sobre o mercado de trabalho para cuidador de idosos.

Mercado de Trabalho para Cuidadores de Idosos

A profissão de Cuidador de Idosos já é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme previsto no artigo 442 da lei. Existe, inclusive, uma lei que regulamenta o trabalho dos cuidadores de idosos que trabalham em lares residenciais, é a Lei Complementar nº 150/2015. No âmbito dessa lei, o serviço também pode ser considerado trabalho doméstico. Outra opção, é atuar como profissional autônomo.

*Lembre-se: para que a relação trabalhista atenda os parâmetros legais, ainda no âmbito do trabalho doméstico, é fundamental que o registro em carteira seja feito logo na primeira etapa de contratação do cuidador de idoso.

adult-aging-close-up-1305302.jpg

No caso da atuação como cuidador de idosos autônomo, enquadra-se toda pessoa física ou jurídica que exerce habitualmente e por conta própria atividade profissional especializada em assistência a idosos. Para isso, é importante que o profissional, por conta própria, recolha a contribuição sindical ao órgão de sua classe e a contribuição a Previdência Social, na categoria de autônomo.

Outro fato que cooperou com o crescimento do mercado de cuidadores de idosos foi o envelhecimento da população brasileiro e o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Segundo o IBGE, a média de vida do cidadão no país é de 76 anos, sendo que 15% da população é idosa. Diante desse cenário, entre 2007 e 2017, o número de pessoas envolvidas com essa ocupação cresceu em mais de 500%.

Além de assistência ao idoso, o cuidador também pode atuar durante a recuperação e reabilitação do mesmo com a orientação de Médicos, Enfermeiros, Dentistas e outros profissionais na área da saúde.

Curso de Cuidador de Idosos

action-adult-care-339620.jpg

A melhor forma para entrar nesse mercado é com o Curso de Cuidador de Idosos. Fazendo o curso na Escola Épicos, você sai certificado e capacitado para atuar profissionalmente em apenas 4 meses.

O conteúdo do curso inclui Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde, em aulas teóricas e práticas. Após a conclusão dos módulos, o profissional sai capacitado para prestar serviços em residências de idosos, em hospitais, casas de repouso ou outras organizações. Assim, as atribuições principais do Cuidador de Idosos são atividades recreativas para grupos da 3ª idade, atividades técnicas de apoio físico e psicológico.