Dicas para cuidadores de idosos

Dicas para cuidadores de idosos

A profissão de cuidador de idosos existe há bastante tempo, mas só foi regulamentada há alguns anos. Com a idade avançada, começam a aparecer as dificuldade para realizar atividades simples, como cozinhar, ir ao mercado, limpar a casa, tomar banho e até vestir-se. Por isso, contar com a ajuda de um profissional qualificado na 3ª idade é reconfortante e dá segurança para garantir o bem-estar do idoso. Veja algumas dicas que separamos para os cuidadores de idosos:

Auxilie somente no que for necessário

Para o idoso, nem sempre é fácil contar com a ajuda de alguém. Muitos se sentem como “inválidos” ao precisar de auxílio na hora de comer ou calçar um sapato, por exemplo. Por isso, auxilie somente quando o idoso precisa, e permita que ele realize as atividade que tem condições, monitorando, instruindo e intervindo sempre que necessário.

Organize rotinas

Com o passar dos anos, a memória costuma ficar prejudicada e alguns idosos desenvolvem doenças que comprometem essa função. Organize rotinas com horários fixos para as refeições, banho e sono para proporcionar segurança e tranquilidade ao paciente.

Mantenha contato permanente com a família

Procure conversar com os familiares do seu paciente com a maior frequência possível. Dessa forma, você os mantém informados sobre o dia a dia do idoso, comunica qualquer alteração em seu estado de saúde física ou mental e fica a par de mudanças em medicações e demais orientações que precise receber.

Converse com seu paciente

Mantenha um diálogo constante com o idoso que você está cuidando. Converse sobre o tempo, sobre as notícias do dia ou qualquer outro assunto que faça com que ele exercite a mente e a fala. Também informe sobre tudo o que irá fazer com ele, como a hora do banho, as medicações que está tomando e as idas ao médico, por exemplo. Assim, você dá segurança ao idoso para que ele confie em você sempre que precisar realizar uma atividade com ele.

Proporcione conforto

Converse com a família sobre as necessidades de seu paciente e proporcione a ele todo o conforto possível. Barras de segurança no banheiro, retirada ou realocação de alguns móveis para proporcionar maior espaço para mobilidade, por exemplo, podem fazer enorme diferença na vida do idoso. Além disso, coloque uma música relaxante na hora do banho ou no momento da higiene antes de dormir.

Esses cuidados podem ser pequenos para quem está cuidando, mas para o paciente fica mais fácil encarar a 3ª idade, uma fase nem sempre de fácil aceitação. Por isso, tenha em mente que você está dedicando parte da sua vida à vida de outro alguém. Além de muita paciência e dedicação, para exercer a profissão, é necessário realizar o curso de cuidador de idosos. E se quiser se qualificar ainda mais ou complementar sua formação, sugerimos que faça o curso técnico em Enfermagem.