Cuidador de idosos: o que você precisa saber sobre a profissão

Cuidador de idosos: o que você precisa saber sobre a profissão

Número da população acima de 60 anos no país aumenta, impulsionando a procura por cuidadores qualificados

A população idosa no Brasil não para de crescer: em 2007 eles eram 17 milhões, hoje são 26 milhões e em 2027 a estimativa é que esse número dobre, chegando aos 37 milhões, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas o Brasil não está sozinho na alta deste índice. O envelhecimento populacional é um fenômeno global e está associado ao aumento da expectativa de vida e da redução nos índices de natalidade. Um cenário desafiador para toda a sociedade, ainda despreparada para suprir todas as necessidades dessa crescente parcela da população, mas principalmente para as famílias, que precisam dedicar tempo e cuidados específicos para assegurar a qualidade de vida dos seus idosos. E tempo, é algo raro na modernidade.

Com essa falta de tempo e a preocupação em garantir cuidados especiais e companhia para os idosos, no momento em que a família não pode estar presente, é que surgiu a profissão de cuidador de idosos.

O que faz um cuidador de idosos

Cuidador de idosos tudo que você precisa saber sobre a profissão

De forma geral, a função de um cuidador de idosos é prestar cuidados especiais, auxiliar e fazer companhia à pessoas da terceira idade que, devido a idade ou alguma doença, estejam impossibilitadas de garantir o seu próprio bem-estar sozinhas. Conheça algumas atribuições que fazem parte da rotina de um cuidador de idosos:

  • Fazer companhia;
  • Auxiliar na higiene pessoal;
  • Administrar as medicação no horário correto, de acordo com as especificações médicas;
  • Cuidar para que o idoso alimente-se corretamente;
  • Manter a família informado sobre o idoso;
  • Auxiliar em todas as demais atividades que o idoso possa necessitar;

O mercado de cuidador de idosos

Tratada antes como uma função informal, com a crescente procura por cuidadores especializados no mercado, a profissão foi regulamentada em 2012. Desde então, é possível obter o registro profissional de cuidador de idosos, desde que comprove a realizar um curso específico na área em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Após sua formação, um cuidador e idosos pode ser contratado por clínicas e casas de repouso, onde irá auxiliar vários idosos, ou ainda em uma casa de família que precise de ajuda, onde normalmente os cuidados são direcionados especialmente para um único idoso.

O contrato de trabalho é feito seguindo as normas vigentes para trabalhadores domésticos, com direito a carteira assinada, salário fixo, férias remuneradas, décimo terceiro e repouso semanal. A faixa salarial costuma variar entre 1 mil e 3 mil reais, de acordo com o número de horas de trabalhos, especialização do profissional e atividades específicas exigidas em cada caso.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Entre em contato com a Cursos Épicos que nós vamos esclarecer tudo sobre esse curso técnico para você.