O que você precisa saber sobre Traumas Físicos e Psicológicos

O que você precisa saber sobre Traumas Físicos e Psicológicos

Um trauma pode ser provocado a partir de uma lesão, física ou psicológica, que venha a causar danos emocionais ou corporais para um indivíduo. Causando transformações de funcionamentos de determinados elementos do corpo humano, um trauma pode variar em termos de gravidade e causar sequelas, tanto corporais como moral, emocional ou mentalmente.

A área da medicina distingue os traumas enquanto físicos ou psicológicos. Apesar de os dois tipos de trauma serem gerados por uma modificação de rumo normal da saúde física e mental de um indivíduo, as causas podem variar de grande maneira, desde um acidente, a uma agressão. Superar um contexto de risco ou ficar preso às consequências do mesmo é o limite entre o trauma e a situação de estresse.

Trauma físico

aid-bandage-close-up-1571170.jpg

Quando se fala em trauma físico, refere-se a um tipo de lesão ou ferida que atinge o organismo a nível somático e pode ser causado por batidas acidentais ou feridas agudas. Esse tipo de trauma é a causa que mais consome recursos médico-hospitalares em todo mundo.

Um trauma físico pode exigir algum tipo de atenção médica com maior ou menor urgência, dificuldade e duração. A lesão pode ocorrer por motivos de agressões físicas, acidentes ou, até mesmo, autoagressão. Em casos de feridas graves, muitas vezes geradas por grande acidentes ou ainda crimes, a intervenção de outros profissionais é necessária. Tal como policiais para investigar a situação ocorrida, bombeiros para retirar vítimas de locais de risco, além de socorristas para fazer o primeiro atendimento aos indivíduos e demais profissionais que atuam no atendimento de emergência.

Depois de um trauma físico o indivíduo pode vir a desencadear um trauma psicológico mesmo depois da recuperação do corpo. Isso porque as situações traumáticas tendem a afetar ambos os sistemas, mental e físico, do organismo humano.

Trauma psicológico

alone-benches-blue-jeans-1134204.jpg

No caso de traumas psicológicos, ocorrem quando alguma situação de extremo estresse gera consequência ao bem-estar e saúde mental ou emocional de um indivíduo. A partir de uma experiência dolorosa, forma-se nas pessoas o que especialistas chamam de memória traumática, a soma de emoções, lembranças, imagens e sons que passam a afetar a vida de uma pessoa em decorrência de uma experiência traumática.

Os traumas psicológicos costumam ser muito mais complicados de curar em comparação aos traumas físicos. Isso porque quando um indivíduo portar algum tipo de trauma psicológico, as formas de tratamento são muito mais subjetivas e portanto difícil de serem diagnosticadas pelo próprio indivíduo. Profissionais como psiquiatras, psicólogos e neurologistas, entre outros, atuam no diagnóstico e tratamento desse tipo de lesão.

As causa de traumas psicológicos podem envolver alguma experiência dolorosa, sofrer algum tipo de abuso, perder um ente querido, presenciar a morte de algum parente ou desconhecido e até mesmo passar por situações com risco de morte. Um trauma psicológico pode transformar completamente a personalidade de uma pessoa.