Socorrista resgatista: conheça o dia a dia desse profissional

Socorrista resgatista: conheça o dia a dia desse profissional

O socorrista resgatista é o profissional responsável por prestar o primeiro atendimento à vítima em estado de urgência ou emergência. É ele quem atende, avalia e estabiliza o paciente até levá-lo ao hospital. Os atendimentos realizados pelo socorrista resgatista não tem um roteiro pré-definido, pois cada atendimento é único, cada situação é diferente da outra.

Como é o dia a dia do socorrista resgatista

O socorrista resgatista trabalha em ambulâncias socorrendo vítimas. Seu trabalho começa na hora do chamado de emergência. Chegando ao local, é preciso avaliar a situação e intervir para minimizar os danos da vítima decorrente do trauma sofrido. O profissional avalia o estado do paciente e define se a solução pode ser dada no local da ocorrência - o que acontece em casos mais brandos -, ou se ali vai ser prestada apenas a primeira assistência para, em seguida, transportar a vítima até o hospital e dar seguimento ao atendimento.

eurocopter-1147113_1280.jpg

Quando o socorrista resgatista está a caminho da ocorrência, ele não sabe o que vai encontrar por lá. Diversos fatos imprevisíveis podem acontecer durante a ocorrência. Por isso, é fundamental que o profissional que atua nessa função esteja preparado física e principalmente psicologicamente. Muitas vezes, além de cuidar dos ferimentos dos atendidos, o socorrista resgatista também precisa prestar assistência emocional para os pacientes, pois esses muitas vezes estão abalados ou em pânico com a situação. E manter a calma é essencial para o sucesso de um socorro e/ou resgate.

Como se tornar socorrista resgatista?

Para exercer a profissão, é necessário ter 18 anos ou mais e concluir o curso de socorrista resgatista. O curso alia teoria e prática, ensinando as técnicas, normas e proporcionando um estágio supervisionado para que o futuro profissional conclua o curso totalmente capacitado para atuar como socorrista resgatista. A profissão foi regulamentada em 2002 pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 2048 e habilita o profissional para atuar em casos de acidente de trânsito, incêndio, inundações e outras emergências.

ambulance-2000195_1280.jpg