Mal súbito: saiba o que é e como auxiliar uma pessoa nesta situação

Mal súbito: saiba o que é e como auxiliar uma pessoa nesta situação

Conforme explicam especialistas, um mal súbito não é uma doença, mas sim um sintoma decorrente de diversos problemas, caracterizando-se pela perda repentina da consciência, que leva a uma síncope ou desmaio.

Entre as causas mais comuns relacionadas ao mal súbito estão a desidratação e a hipoglicemia, porém, este quadro também pode ser decorrente do consumo de drogas ou álcool em excesso, de um quadro convulsivo agudo, de uma arritmia cardíaca ou mesmo de um acidente vascular cerebral (AVC).

Como o próprio nome diz, o mal súbito costuma ocorrer de maneira imprevisível, no entanto, em alguns casos é possível identificar sinais discretos que servem como um alarme para que sejam tomadas providências. Entre os sintomas que podem indicar um mal súbito, estão alterações nos batimentos cardíacos, incômodos na região do peito, mal-estar, náusea e enjoos, além de dor de cabeça ou falta de ar.

O mal súbito nem sempre é evitável, porém, algumas mudanças na rotina e cuidados básicos com a saúde podem oferecer mais tranquilidade e segurança para o dia a dia. Evitar o estresse, exercitar-se com frequência, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar, não usar drogas e manter-se hidratado são alguns dos cuidados que proporcionam melhora na qualidade de vida e, consequentemente, podem diminuir as chances de um mal súbito.

O controle de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes com médicos de confiança também é fundamental no combate ao mal súbito.

O que fazer em caso de mal súbito?

Como falamos anteriormente, o mal súbito costuma acontecer sem aviso prévio, por isso, é importante ter o conhecimento e saber o que fazer caso alguém próximo a você apresente esse quadro.

O primeiro passo é ligar para a emergência no número 162, passando todas as informações de maneira clara para que o atendimento seja realizado o mais breve possível. O atendente irá passar informações e cuidados que você deve ter com a pessoa que está sofrendo o mal súbito, então, certifique-se de estar calmo para poder prestar os primeiros socorros.

Se a vítima estiver consciente, você deve aguardar a equipe médica sem movimentá-la caso ela apresente algum ferimento. Em caso de desmaio ou perda de consciência, algumas medidas podem ser tomadas.

A primeira orientação é que ela seja deitada em um local plano e que você consiga se posicionar ao lado, para prestar o atendimento pré-hospitalar até que a equipe médica chegue. Este é o momento de realizar os primeiros socorros, dando início à massagem cardíaca. Para isso, coloque suas mãos uma sobre a outra e, com os braços estendidos sobre o peito da vítima, faça compressões rápidas e fortes, contabilizando entre 100 e 120 por minuto. Este procedimento deve ser realizado durante todo o tempo, até que a equipe socorrista se apresente no local.

Acionar imediatamente o socorro médico é fundamental em casos de mal súbito. Ao entrar em contato, explique ao atendente a situação e aguarde as orientações que lhe serão passadas. Manter a calma nesta situação é essencial para que as primeiras medidas sejam tomadas.

Para saber mais sobre primeiros socorros, acesse este link https://cursosepicos.com.br/blog/primeiros-socorros-tudo-que-voce-precisa-saber.