Primeiros Socorros: tudo que você precisa saber

Primeiros Socorros: tudo que você precisa saber

Dia a dia, acidentes e situações de risco ocorrem ao nosso redor. Por isso, entender um pouquinho sobre primeiros socorros para poder prestar socorro às vítimas de acidente é um exercício de cidadania e de ajuda ao próximo. O primeiro passo a dar é buscar informação sobre alguns procedimentos que são essenciais nos primeiros minutos pós-trauma.

Como se sabe, as situações de risco ocorrem, geralmente, em ambiente extra-hospitalar, no local do acidente. É um socorro pré-hospitalar, ou seja, uma urgência que antecipa a assistência médica atentando para os sinais vitais da(s) vítima(s) e garantindo que ela chegue ainda com vida ao hospital para receber o atendimento médico.

Esse atendimento é feito logo após a vítima sofrer um trauma, ou após ser localizada por alguém, já que em muitas situações os acidentes ocorrem fora do perímetro urbano. Por isso, as primeiras duas horas são fundamentais para o sucesso do atendimento, pois quanto maior o tempo de espera por socorro, menor serão as chances de sobrevivência.

Nesses casos, é essencial manter a calma para que a vítima receba os primeiros cuidados pós-trauma em segurança. E caso o paciente esteja acordado, é fundamental que ele se sinta seguro para que não entre em pânico. Por isso, observe bem o local para que mais vidas não fiquem em risco, em especial, a sua.

Procedimentos básicos de primeiros socorros que podem ajudar em situações de risco de vida

Ao se deparar com situações críticas em que existam vítimas, chame imediatamente o socorro e inicie o auxílio. Veja a seguir.

Sinais vitais: Respiração e pulsação

Em primeiro lugar, sinta se a vítima respira, olhe para o tórax e certifique-se de que ela esteja respirando. Examine o pulso colocando os dedos indicador e médio esticados sobre a parte interna do punho, pressione para sentir. Também pode verificar na região lateral do pescoço (artéria carótida) com os dedos indicador e médio.

Massagem Cardíaca

Essa técnica é realizada em caso de parada cardíaca e, em algumas situações, junto à respiração boca a boca. O objetivo desse procedimento é reanimar a vítima em um primeiro momento, não deixando que ela venha a óbito.

Desengasgando a vítima

Caso a vítima esteja tossindo é provável que esteja engasgada. Então, tente colocá-la de lado com cuidado para que as vias sejam totalmente desobstruídas mas em hipótese alguma coloque sua mão dentro da boca dela, além do risco de contaminação sua mão pode ser mordida. Pode utilizar, também, a técnica Heimlich, abraçando a vítima por trás e pressionando a região do umbigo e do estômago até que ela cuspa algo que está causando a obstrução.

Estancando Sangramentos

Ao verificar sangramento, coloque a vítima deitada com o machucado para cima, evitando, assim, que o sangue escorra com mais velocidade. Pressione a região do sangramento com pano limpo. É de extrema importância utilizar equipamentos de proteção, como luvas cirúrgicas ou até sacolas plásticas. Essa proteção traz segurança a você e evita contaminações.

Em caso de queimaduras, tente amenizá-las

Se for possível e seguro para você, retire o ferido do ambiente de risco e escorra água corrente e pura nas regiões afetadas. Quando a vítima se afoga com líquidos Ao encontrar a vítima, veja o movimento do tórax e verifique se a mesma está respirando. Deite-a de lado para que não se engasgue com vômitos ou algum objeto.

Acidente com fratura óssea

Muito comum em acidentes, a fratura óssea ocorre quando ossos são fraturados. E em caso de fratura exposta, não realinhe o osso, apenas coloque um pano limpo ou gaze sobre a região exposta e mobilize com tala ou algo que possa ser usado como tal (papelão, pedaço de madeira, etc.). Havendo sangramento, estanque pressionando levemente com pano.

Como transportar a vítima

Jamais remova a vítima do local em que a encontrou até que chegue o socorro, a não ser que haja risco de explosão ou de outro tipo. É importante seguir os procedimentos descritos, no entanto, a remoção deve ser feita por paramédicos. Porém, se for necessário, mexa o mínimo possível na posição dela e tente mobilizar a região do pescoço e da coluna. Uma remoção mal sucedida pode ocasionar em lesões mais graves, deixar sequelas ou levar a vítima a óbito.

Apesar de serem situações limites e impactantes, ajudar a salvar vidas é um ato de amor. E se você gostou desse artigo e se identifica com a área da saúde, aqui na Épicos temos o curso de Socorrista e Resgatista, também.