Cuidados com o idoso com Alzheimer

Cuidados com o idoso com Alzheimer

Pacientes com Alzheimer são muito especiais e necessitam de cuidados permanentes. Por isso é aconselhável que sejam acompanhados por alguém com preparo para lidar com as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Um cuidador de idosos certificado é a melhor escolha para estar ao lado de alguém com essa doença. O profissional qualificado tem os conhecimentos técnicos para lidar com todo o tipo de situações. Veja alguns cuidados essenciais para se tomar com um paciente que sofre do mal de Alzheimer.

Organize uma rotina

Manter uma rotina pode ajudar o paciente a cumprir todas as obrigações, como dormir o suficiente, tomar sempre os medicamentos, tomar banho e realizar todas as tarefas diárias, incluindo momentos de lazer e descanso. Uma rotina bem organizada pode contribuir com a noção de tempo e espaço do paciente.

pexels-photo-1652340.jpeg

Ambiente seguro

O Alzheimer pode causar perda de equilíbrio e dificuldades de locomoção no paciente. Por isso, a casa precisa ser adaptada para o idoso não sofrer nenhum acidente. Retire objetos que dificultem a passagem e tapetes que podem causar quedas. Além disso, coloque corrimão de apoio no banheiro (no box e próximo ao vaso sanitário), piso antiderrapante e proteção nas janelas. O paciente deve, ainda, usar sempre roupas confortáveis e sapatos fechados, porém que não apertem.

Atividade física

O tratamento para Alzheimer é feito com remédios e estimulações. Realizar exercício físico é ótimo para o estímulo cognitivo do paciente. A doença leva à diminuição da mobilidade. Portanto, o exercício deve ser realizado sempre sob orientação médica e com acompanhamento de um profissional. Caminhadas e hidroginástica todos os dias costumam ser indicadas para evitar dores e evitar a perda total de mobilidade.

265998-P4YMLC-384.jpg

Socialização e independência

É importante que o paciente não se isole de todas as suas relações pessoais. Estimule o contato com amigos e familiares, bem como tarefas que o idoso pode realizar sozinho, dentro de suas capacidades.

Procure levar o idoso somente em ambientes tranquilos, visto que o barulho pode aumentar o nível de confusão, deixando a pessoa mais agitada ou agressiva.

Esse são alguns cuidados básicos para se tomar com um paciente que sofre do mal de Alzheimer. Não existe cura para a doença, mas é possível proporcionar uma vida confortável para os pacientes.