Você terminou o curso Técnico em Enfermagem? Saiba que depois dele, é possível escolher uma especialização para aprimorar sua área de atuação e focar em um tipo de atividade. Dentre as opções disponíveis está a Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho. O curso capacita profissionais da área no setor trabalhista, visando prepará-los para lidar com fatores de risco que possam interferir na rotina do trabalhador. Para isso, vão aprender a identificar locais ou ambientes que possam causar acidentes e doenças e sugerir o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados ou melhorias. Ficou interessado no tema? Então saiba mais sobre o curso e a atuação do técnico especialista nesta área.
O técnico que optar por se especializar nesta área irá atuar na promoção de orientações e normas que:
O profissional também estará apto a elaborar plano de emergência e executar ações visando evitar o desencadeamento de acidentes no local de trabalho, sejam eles físicos, biológicos ou químicos. O especialista também saberá como agir para colaborar para que o trabalhador tenha acesso a segurança no trabalho e políticas de serviços de saúde adequadas, através de implementações de ações orientadas pelo profissional. Além disso, poderá indicar ações corretivas que melhorem as condições físicas e mentais às quais os colaboradores são expostos no ambiente de trabalho.
Sendo assim, são competências esperadas deste técnico:
Quem opta por atuar nesta área tem uma rotina bastante diferente dos profissionais que trabalham em pronto atendimento, hospitais ou clínicas. O técnico que voltar seu estudo para a área trabalhista atua principalmente aplicando o conhecimento adquirido visando realizar ações corretivas que evitem acidentes no local de trabalho.
Esse profissional pode integrar a equipe de segurança do trabalho, atuar em ambulatórios empresariais de diferentes setores e prestar serviço em entidades especializadas em medicina do trabalho e em consultórios. Sendo assim, o técnico especializado em enfermagem do trabalho por ser contratado por órgãos oficiais, empresas privadas, públicas, instituições que realizam perícia, entre outros.
Assim como acontece nas outras áreas de atuação do técnico em Enfermagem, para poder trabalhar é necessário obter o registro no Conselho Regional de Enfermagem, o Coren. Ficou interessado em atuar no setor? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso de Especialização técnica em enfermagem do Trabalho.