Como escolher cuidador de idosos: dicas fundamentais

Como escolher cuidador de idosos: dicas fundamentais

Quando as pessoas que mais amamos vão envelhecendo, é preciso oferecer alguns cuidados especiais. Tarefas simples como tomar banho, cozinhar e até mesmo dar uma volta no bairro vão ficando cada vez mais desafiadoras com o passar dos anos.

O tempo passa e quando nossos entes queridos atingem a terceira idade é tempo de atenção. Algumas vezes apenas com o avançar da idade e a perda da força física o idoso já começa a perder sua autonomia. Outras vezes, em virtude de problemas de saúde, o processo pode ser antecipado e as limitações ainda maiores. E como é cada vez mais raro um familiar que pode abrir mão de trabalhar para cuidar dos idosos da família, uma opção muito comum é contar com um cuidador de idosos. E para ajudar nessa delicada tarefa, separamos algumas dicas para você escolher um profissional qualificado para cuidar de quem você ama.

Cuidador de idosos certificado

373325-PBC7GR-523 (1).jpg

O profissional cuidador de idosos deve possui a certificação reconhecida. Para obter o título, é necessário concluir o Curso de Cuidador de Idosos. O curso tem duração de 4 meses e a Escola Épicos oferece ainda a possibilidade do profissional realizar estágios em Lar de idosos excelentes de Curitiba e região metropolitana.

O cuidador de idosos certificado pela Escola Épicos está capacitado para prestar seus serviços em residências de idosos ou em Instituições em geral, elaborando atividades recreativas para grupos da 3ª idade, além de executar atividades técnicas de Cuidador, atuando de forma correta na prevenção de acidentes domésticos e pronto para prestar socorros em caso de acidentes com o Idoso. O profissional também sairá apto a cuidar do idoso durante a recuperação e reabilitação com a orientação de Médicos, Enfermeiros, Dentistas e outros profissionais na área de saúde nas ações que envolvam o cuidado com o Idoso.

Identificação com o idoso

Muitos idosos são resistentes à ideia de ter alguém auxiliando nas atividades diária. Por isso, para escolher um cuidador de idosos que seja aceito pelo seu ente querido, faça entrevistas e escolha um profissional que se identifique com o idoso que será cuidado. Avalie a personalidade e os conhecimentos do profissional.

40924 (1).jpg

Converse com o idoso para que ele aceite a presença de um desconhecido e, se possível e necessário, acompanhe os primeiros dias desse profissional para avaliar se você fez a melhor escolha. Leve em consideração não só a sua opinião, mas também o que o idoso acha. Afinal, ele é o principal envolvido.

Referências

Deixar um idoso com um desconhecido é quase como deixar uma criança. Precisamos estar seguros para transmitir segurança para aquele que está recebendo alguém na sua vida. Ao entrevistar um cuidador de idosos, peça referências de trabalhos anteriores, mesmo que em outras funções. Converse com seus conhecidos e peça indicação de profissionais conhecidos.

Deixar quem você ama sob os cuidados de outra pessoa não pode ser uma dor de cabeça, mas sim uma solução. E se você se interessa pela profissão e quer se tornar um cuidador de idosos certificado e qualificado, matricule-se já na Escola Épicos.