Como cuidar de idosos? Dicas práticas para profissionais

Como cuidar de idosos? Dicas práticas para profissionais

A área da saúde é uma das que mais cresce no Brasil. Já falamos sobre a importância da profissão de cuidador de idosos, afinal, a expectativa de vida da população brasileira está cada vez maior e muito se deve ao envelhecimento saudável. Na Escola Épicos, é possível se tornar um cuidador de idosos profissional, atento aos cuidados e responsabilidade que a profissão exige.

Hoje, vamos compartilhar algumas dicas práticas para a rotina, a fim de proporcionar mais conforto e comodidade para a família e o idoso.

Esteja sempre atento

Durante o envelhecimento, o indivíduo passa a apresentar algumas limitações em sua rotina e isso pode representar alguns riscos para a integridade física e a própria saúde. Por isso, o cuidador de idosos deve estar sempre atento ao seu paciente, de modo a prevenir situações de risco e mantê-lo seguro nas diferentes atividades realizadas.

Seja tranquilo e paciente

Uma característica do cuidador de idosos é a paciência. Ao envelhecer, muitos indivíduos apresentam dificuldades nas questões simples do dia a dia, desde físicas e motoras às cognitivas. Por isso, é fundamental que o profissional mantenha a tranquilidade durante o dia, atendendo às necessidades do idoso com muita calma. Caso contrário, o paciente pode se sentir constrangido e desanimado, o que prejudica a sua qualidade de vida e bem-estar em diferentes aspectos.

Valorize o companheirismo

O companheirismo é importante em qualquer momento da vida, mas é durante a velhice que ele ganha ainda mais valor. Em muitos casos, o idoso se sente sozinho e até mesmo isolado, por isso, o cuidador precisa ser uma pessoa companheira, presente e atenciosa. Esses são requisitos básicos e indispensáveis para esse profissional, de modo a estimular a qualidade de vida e a sensação de bem-estar em seu paciente.

Estimule a interação social

Assim como o companheirismo, o estímulo ao convívio social é importante na terceira idade. Isso porque, é comum que os idosos busquem se isolar, seja dentro do quarto ou mesmo sem sair de casa. Essa situação tende a prejudicar a sua qualidade de vida e contribuir para o agravo de determinados casos. Assim, o cuidador precisa estimular a interação social, conversando bastante com o seu paciente e, sempre que possível, propondo atividades diferentes na rotina.

Promova hábitos saudáveis Os hábitos saudáveis compreendem diversos aspectos da rotina. Por isso, o cuidador deve estar atento às questões de higiene, alimentação e atividades físicas. Auxiliar o idoso nas questões de higiene pessoal é uma atribuição do profissional, principalmente porque seu paciente pode não ter condições físicas e cognitivas para isso. Desde o banho, cuidados pessoais, como corte de cabelo e de unhas, até o uso do sanitário e a higiene bucal precisam ser auxiliados.

A alimentação deve ser equilibrada e balanceada. Além disso, é importante estar atento às restrições alimentares e recomendações médicas, preservando a saúde do paciente. Do mesmo modo, as atividades físicas precisam ser inseridas na rotina do idoso, com caminhadas leves em horários mais frescos do dia, de modo a contribuir para sua qualidade de vida.

Ajude, mas preserve a autonomia

Lembre-se de, sempre que possível, estimular a autonomia e a independência do idoso. Ainda que seja necessário auxiliar em atividades básicas do dia a dia, fazer com que ele se sinta capaz também colabora para o seu bem-estar e saúde mental.

Leia também: 5 filmes e séries para quem gosta da área da saúde

Se você se identifica com a área da saúde e deseja conhecer mais sobre as opções de mercado de trabalho, acesse o site da Escola Épicos e confira todas as modalidades de cursos técnicos disponíveis para você!