5 filmes e séries para quem gosta da área da saúde

5 filmes e séries para quem gosta da área da saúde

5 filmes e séries para quem gosta da área da saúde

Você é um profissional da saúde ou sonha em se formar na área? Se sim, fique atento ao conteúdo que preparamos, pois ele é pura inspiração sobre esse universo, com dicas de filmes e séries que retratam a rotina dentro dos hospitais. Assuntos como saúde mental, inteligência emocional, a dinâmica das profissões, além da importância do afeto também estão em pauta nos enredos. Confira e divirta-se!

1.Divertida Mente

Vamos começar nossas dicas com uma animação da Disney que foi feita para encantar crianças e adultos. Divertida Mente fala sobre inteligência emocional e como nossas emoções se formam e impactam no cotidiano. O filme tem Riley como protagonista, uma garota de 11 anos de idade que precisa enfrentar o desafio de trocar de cidade junto aos seus pais.

A partir de então, seu cérebro começa a ser palco de uma série de situações devido às emoções diferentes que convivem dentro dele. Raiva, Medo, Nojinho, Tristeza e, claro, Alegria, que aliás, é a que mais se esforça para fazer com que a menina se sinta sempre feliz. Os pensamentos de Riley são como ilhas e suas emoções precisam percorrer por cada uma delas até que consigam retornar à sala de controle.

2.Nurses: Plantão Enfermagem

Programa perfeito para quem adora a rotina agitada dentro dos hospitais, a série canadense Nurses: Plantão Enfermagem tem duas temporadas disponíveis e conta a história de cinco enfermeiros que estão iniciando a carreira em um pronto-socorro.

Junto ao cuidado com os pacientes, eles encontram situações desafiadoras e, ainda, precisam aprender a lidar com os seus dramas e questões pessoais. Cada um dos enfermeiros possui características individuais e suas personalidades são relacionadas a partes do corpo humano pela série. Por exemplo, uma das personagens é o coração, outra, o cérebro do grupo e assim por diante.

3.Grey’s Anatomy

Impossível falar sobre séries médicas e não citar Grey’s Anatomy. Com 18 temporadas, ela é uma das séries mais longas da história e narra a história de Meredith Grey desde seu primeiro ano como interna do Seattle Grace. Junto a ela estão outros novatos e, entre os desafios da profissão, descobertas pelas áreas de interesse, grandes amores e amizades, eles precisam lidar com seus próprios dramas, superar medos e salvar vidas.

Não há dúvidas que essa é uma série cheia de surpresas para o público que adora acompanhar a rotina agitada dentro de um hospital e, ainda, se prender a histórias de vida marcantes e repletas de situações inesperadas. Grey’s é um clássico de Shonda Rhimes, já foi indicado para centenas de prêmios e, inclusive, venceu muitos deles.

4.Sob Pressão

Série brasileira com quatro temporadas atualmente, Sob Pressão se tornou um dos programas preferidos de quem gosta de assuntos relacionados à área médica. Em foco na trama estão as dificuldades enfrentadas no sistema público de saúde brasileiro, fazendo um retrato um tanto quanto real das situações que os profissionais vivenciam no dia a dia no país.

O drama tem os cirurgiões Evandro e Ana Carolina como protagonistas, que vivenciam momentos repletos de desafios dentro da emergência de um hospital público no Rio de Janeiro. Além da vontade de salvar vidas e oferecer as melhores condições para seus pacientes, mesmo em meio aos recursos limitados, os médicos precisam superar grandes obstáculos também em suas vidas pessoais.

5.Mãos Talentosas – A História de Ben Carson

Um dos clássicos do cinema, o filme Mãos Talentosas conta a história real de Benjamin Carson, um menino de origem humilde, nascido em Detroit, que não tinha grandes perspectivas para o seu futuro. Desmotivado e com grandes dificuldades na escola, não tirava boas notas. Em meio à pobreza e ao preconceito da sociedade, o menino contou com o apoio de sua mãe. Analfabeta e diarista, após se deparar com uma estante cheia de livros em uma casa onde trabalhava, decidiu que seus filhos deveriam ler e batalhar por um futuro melhor.

Com mudanças na rotina, ela obrigou que cada um deles lesse dois livros por semana, o que resultou na melhora do rendimento escolar e no gosto pela leitura. Algum tempo depois, Ben conseguiu uma bolsa de estudos no curso de medicina e, a partir de então, sua vida foi transformada. Com pouco mais de 30 anos de idade, ele era chefe dos residentes em neurocirurgia e seguiu buscando a excelência em sua profissão. No ano de 1987, o médico ficou conhecido mundialmente por realizar uma cirurgia de separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça.

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais assuntos interessantes como esse, continue acompanhando o blog da Escola Épicos.