Como ajudar uma pessoa com mal súbito?

Como ajudar uma pessoa com mal súbito?

Um mal de súbito pode ser identificado pela perda repentina de consciência, seja por desmaio ou síncope. Por ter causas extremamente variadas, desde uma desidratação até uma arritmia cardíaca, é um quadro muito delicado.

Se alguém tiver um mal súbito perto de você, saberia o que fazer? Apesar da necessidade de um atendimento médico de emergência, existem algumas iniciativas que você mesmo deve tomar nessas situações.

O que fazer

Primeiro identifique se a vítima realmente está passando por um mal de súbito. Se ela não responder ou se movimentar, você provavelmente está presenciando um.

Caso a vítima ainda esteja consciente, siga apenas o passo 1 da lista a seguir. Lembre-se de não movimentar a vítima caso ela apresente algum ferimento e de tentar acalmá-la.

1. Mantenha a calma e providencie o atendimento de emergência. Ligue imediatamente para o número 162 e passe todas as informações necessárias para que a vítima receba o atendimento hospitalar, o mais breve possível.

2. Posicione a vítima deitada em um local plano, que você tenha espaço para estar posicionado ao lado. Nesse momento, você deve se preparar para realizar o atendimento pré-hospitalar. No caso de alguma dúvida, você pode pedir instruções para a pessoa que lhe atendeu no número de emergência.

3. Coloque suas mãos, uma sobre a outra, no peito da vítima, com os braços estendidos. Faça compressões de forma forte e rápida, contabilizando entre 100 e 120 por minuto. Repita o procedimento até a chegada da equipe médica.

4398 (1).jpg

Nos casos em que não há um médico ou profissional da área da saúde nas proximidades, esses passo podem, e devem, ser tomados mesmo por pessoas leigas. Seguir essas instruções pode salvar uma vida. Por isso é importante saber como proceder nesses casos, Aprenda e passe essas informações adiante.

Quer saber mais sobre a área da saúde? Conheça a Cursos Épicos.