Benefícios da música para os idosos

Benefícios da música para os idosos

A música proporciona inúmeros benefícios para quem cria e para quem ouve. Pessoas idosas costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e é aí que a música pode ajudar. As vantagens podem ser observadas tanto no corpo quanto no espírito. Veja alguns benefícios da música para os idosos:

Libera endorfina

Ao escutar uma música que gostamos, o corpo é estimulado a produzir endorfina, hormônio responsável pelo prazer e pela felicidade. Por isso ouvir música causa sensação de bem-estar e melhora o humor em idosos e pessoas de todas as idades.

Tocar um instrumento também estimula a produção do hormônio, além de proporcionar outros benefícios, como exercitar os músculos, a memória e a coordenação motora.

Protege o cérebro

371641-PB8V03-923.jpg

Pessoas com idade avançada podem sofrer com o atrofiamento do cérebro e consequente perda de memória. Os idosos que convivem com a música, seja tocando um instrumento, praticando uma dança ou apenas apreciando um bom som, mantém o cérebro saudável, pois esses estímulos permitem a criação de novas ligações neurais. Assim, a música ajuda a prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Reduz as dores no corpo

Quando o idoso está com alguma dor no corpo, ouvir música ajuda a desviar o foco da dor. Para aqueles que dançam, o estímulo aos músculos do corpo ajuda a prevenir as dores e reduzir as atrofias.

Contribui para a socialização

Muitos idosos acabam se isolando socialmente pois não encontram atividades que lhe agradem dentro das limitações que surgem com o avançar da idade. A música é um ótimo estímulo para a socialização. Ela pode ser o mote para iniciar uma conversa em uma roda de pessoas ou até mesmo com os familiares. O idoso também pode se valer da música para ingressar em grupos de dança para a terceira a idade ou frequentar bailes, onde a socialização é o principal objetivo.

418569-PD8Q98-837.jpg

Seja ouvindo, produzindo ou reproduzindo canções, a música é extremamente benéfica para os idosos. Experimente e veja a diferença que ela pode fazer.