Veja as áreas de atuação do técnico em enfermagem

Veja as áreas de atuação do técnico em enfermagem

Áreas de atuação do técnico em enfermagem Você que está estudando para ser técnico em enfermagem ou que ainda está planejando qual profissão seguir, fique atento a este post. Nele vamos abordar as diferentes áreas de atuação deste profissional da saúde. Cada uma delas possui seus desafios e peculiaridades, mas em comum todas necessitam da dedicação e olhar humanizado do profissional. Você se identifica com esta profissão? Então confira quatro áreas de atuação em que o técnico em enfermagem pode se especializar. Uma delas pode ser o diferencial que estava faltando para o seu currículo!

  1. Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Técnicos em enfermagem que gostam de se desafiar encontram na UTI um ambiente de trabalho instigante e motivador. Nesta especialidade, o profissional vai cuidar de pacientes em estado grave, que requerem dedicação aliada a técnicas e conhecimentos específicos na área. É fundamental que o profissional tenha conhecimento sobre os protocolos de tratamento para cada situação, além de conhecimentos sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O tratamento de forma humanizada é mais um ponto indispensável para este profissional.
  2. Obstetrícia e Neonatologia: Nesta área de atuação, o técnico em enfermagem atuará junto a uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, a fim de prestar um atendimento especializado e humanizado para mulheres durante o pré e o pós-parto e também aos recém-nascidos. Entre as atribuições desta função estão admissão de gestante e puérpera, admissão de recém-nascido, técnicas para banho, aferição de sinais vitais, administração de medicações e orientações sobre amamentação.
  3. Home Care: Estar disponível 24h por dia para o cuidado e atenção ao paciente é o papel do técnico em enfermagem home care (ou à domicílio). Normalmente, este profissional atua em casas de repouso, mas também pode trabalhar em residências, prestando atenção total ao idoso em todas as atividades do dia. Seu serviço também é fundamental em pacientes no período de reabilitação pós-cirurgia ou acometidos por lesões que podem impedir o desenvolvimento das tarefas diárias.
  4. Centro Cirúrgico: Junto aos demais profissionais, como médicos cirurgiões e enfermeiros, o técnico em enfermagem especializado em centro cirúrgico é peça fundamental neste ambiente. É sua responsabilidade prezar pelo bem-estar e segurança do paciente, além

de estar atento às situações dos procedimentos realizados. O técnico em enfermagem também deve prestar a assistência necessária ao paciente, avaliar suas condições físicas e emocionas tanto no pré, quanto no pós-operatório, além de resolver questões burocráticas referentes à internação. Você quer se tornar um técnico em enfermagem capacitado para atuar nas diferentes áreas da saúde? Então conheça o curso técnico oferecido pela Escola Épicos e comece agora mesmo a sua especialização!