Saiba quais são as habilidades do profissional do futuro!

Saiba quais são as habilidades do profissional do futuro!

A pandemia trouxe muitas mudanças para o mundo e, no universo corporativo, isso não foi diferente. Nesse sentido, o profissional do futuro deve desenvolver habilidades diferenciadas, principalmente quando comparadas ao mercado anterior. Ou seja, no novo normal, características que antes eram secundárias se tornaram essenciais, unindo qualidades comportamentais e técnicas. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura!

Os estudiosos afirmam que a chamada Quarta Revolução Industrial, que vivenciamos atualmente, foi imensamente acelerada devido às consequências da pandemia do Coronavírus. Entre as principais razões para isso estão a necessidade do distanciamento social, a adaptação a um novo estilo de trabalho e a necessidade de se inteirar de novos mecanismos e tecnologias.

5 habilidades do profissional do futuro Flexibilidade cognitiva

Ao se falar da importância da adaptação aos novos recursos e equipamentos disponíveis, a flexibilidade cognitiva se mostra uma das principais habilidades da atualidade. Ou seja, é esperado que o profissional saiba se adequar com facilidade às mudanças que surgem na rotina. Aliás, buscar novos conhecimentos e ampliar seu olhar acerca das atividades realizadas são detalhes que influenciam nesta capacidade.

Resolução de problemas

Em meio aos desafios e imprevistos da rotina, o profissional deve ser ágil e assertivo na resolução de problemas. Isso porque, as tecnologias utilizadas nas organizações pedem pensamento crítico e resposta rápida, a fim de evitar que pequenas situações se transformem em problemas de proporções maiores e difíceis de lidar.

Liderança e gestão de pessoas

A capacidade de liderança, bem como a gestão de pessoas, tende a se tornar cada vez mais importante no cenário corporativo. E não apenas para gestores e líderes, afinal, espera-se que todos os profissionais tenham essas características em suas personalidades. A partir disso, é possível realizar tarefas com autonomia, relacionar-se melhor com a equipe e promover um ambiente de trabalho agradável.

Inteligência emocional

Em pleno avanço tecnológico, é importante entender que a inteligência emocional é um dos detalhes que diferencia o humano das máquinas. Por isso, o profissional do futuro deve ter capacidade de controlar seus pensamentos, emoções e, além disso, saber lidar com situações inesperadas. Extremamente útil em líderes, essa habilidade é fundamental para que qualquer trabalhador consiga se desenvolver com sucesso mesmo diante dos desafios.

Criatividade

Cada vez mais, a criatividade será exigida dos profissionais. E isso não é um atributo esperado somente das equipes voltadas aos setores de criação. Aliás, mesmo na área da saúde é preciso que os trabalhadores sejam criativos. Essa habilidade permite tanto a facilidade em se desenvolver em diferentes situações do cotidiano, como estimula e inspira a construção de novas ideias para melhorar as atividades comuns da rotina.

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