Qual o perfil ideal de um auxiliar de laboratório?

Qual o perfil ideal de um auxiliar de laboratório?

Se podemos dizer que a pandemia de Covid-19 serviu para atentar a humanidade para algumas questões esquecidas e lançar luz sobre outras novas, uma delas foi a revalorização dos profissionais de saúde. Pelo mundo afora, as cenas de enfermeiros e médicos paramentados da cabeça aos pés, exaustos, cuidando dos doentes e lidando com toda ordem de impossibilidades, serviu para lembrar da importância dos profissionais da área – e aí podemos incluir o Auxiliar de Laboratório. Trata-se de uma atividade meticulosa e fundamental para a cadeia da assistência à saúde. Ah, você não sabe por quê o Auxiliar de Laboratório é tão importante? Descubra aqui neste texto!

As tarefas do Auxiliar de Laboratório

O Auxiliar do Laboratório é o profissional responsável por realizar todos os procedimentos de coleta e análises laboratoriais. Manipulação de matéria prima, interpretação de esquemas gráficos, análise de desenvolvimento de produtos, elaboração de relatórios, coleta de amostras clínicas, pesquisas internas com supervisão, separação de materiais biológicos: todas essas atividades podem ser incluídas no dia a dia de um auxiliar técnico de laboratório, conforme as diretrizes do lugar em que trabalha. Contudo, ele pode estar presente desde a recepção e orientação dos pacientes, preparação e identificação de exames, até a entrega de seus resultados. O Auxiliar de Laboratório atende pela manutenção do laboratório e pelos padrões de qualidade e segurança de seus ambientes.

Onde trabalha o Auxiliar de Laboratório

O técnico Auxiliar de Laboratório está habilitado para atuar em laboratórios de análises clínicas, de controle de qualidade em saúde, de pesquisa e de ensino biomédico e de diagnósticos médicos. Também em ambulatórios, hospitais, clínicas e postos de saúde e em laboratórios médicos de áreas específicas. E mesmo em laboratórios de pesquisa governamentais ou empresas laboratoriais públicas e privadas.

O perfil de um Auxiliar de Laboratório

Organizado, analítico e meticuloso. O Auxiliar de Laboratório desenvolve muitas atividades ligadas a manipulação de materiais, interpretação de esquemas gráficos, análise de desenvolvimento de produtos, preparo de relatórios, coleta de amostras clínicas, pesquisas internas com supervisão, separação de materiais biológicos. Organiza vidrarias e materiais diversos de trabalho e presta suporte às principais atividades do local.

Por isso, o Auxiliar de Laboratório precisa ter muita organização para saber o que precisa ser feito com mais urgência, para cumprir cronogramas sem pecar na falta de qualidade. Os detalhes são fundamentais na vida profissional do profissional para que o laboratório funcione de maneira eficaz.

Ao estudar e começar a tomar contato direto com a atividade, ainda no curso técnico, o profissional Auxiliar de Laboratório já poderá desenvolver a maioria destas características, incluindo saber trabalhar em equipe, ter iniciativa, ser dinâmico e ágil, se comunicar com exatidão, ter habilidade tátil até conseguir discriminar odores e cores.

O que fazer para ser um Auxiliar de Laboratório?

O curso técnico de Auxiliar de Laboratório [https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/auxiliar-de-laboratorio] assegura o desenvolvimento das competências técnicas que serão necessárias para o exercício da profissão. Na Épicos o conteúdo programático conta com assuntos de relevância para o ambiente laboratorial, como conhecimentos químicos e biológicos, fundamentos profissionais e outros entendimentos específicos. Os professores são especialistas no assunto e algumas aulas são ministradas em laboratório, proporcionando aos futuros Auxiliares de Laboratório a vivência prática da profissão.

Conte com a Épicos [https://cursosepicos.com.br/] para sua formação em uma das áreas mais valorizadas na atualidade, a área da saúde [https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba], do cuidado e do atendimento emergencial ao outro.