Qual a importância dos profissionais da saúde?

Qual a importância dos profissionais da saúde?

Em tempos de crise sanitária e pandemia de Covid-19, muito se tem falado sobre os profissionais da saúde. Por isso, hoje vamos explicar um pouco mais sobre esta área de atuação e qual a sua relevância junto à sociedade. Ficou interessado? Continue a leitura e confira o material que preparamos!

No último ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) homenageou todos os profissionais da saúde em sua tradicional campanha para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Sob o tema “Proteger. Investir. Juntos.”, o intuito foi destacar a relevância desses profissionais, principalmente após o enfrentamento de uma das maiores crises de saúde da história.

Com a campanha, a OMS buscou alertar sobre a valorização dos profissionais e, ainda, da necessidade de investimentos nesse tipo de serviço. Vale lembrar que a área da saúde é ampla e engloba diversos profissionais, como técnicos, auxiliares, fisioterapeutas, cuidadores, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, médicos e muitos outros. Todos são essenciais para a valorização da vida e o cuidado com o próximo e devem ser igualmente reconhecidos.

O dom da profissão

Muitas pessoas dizem que, para ser um profissional da saúde, é preciso dom e paixão. Afinal, é uma carreira que requer dedicação constante, seja com os pacientes ou mesmo com os estudos, que não param. Em geral, é reconhecida como uma área de muito esforço e até mesmo estresse, justamente pelos desafios enfrentados no dia a dia.

Definido pela OMS como um “estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social”, o conceito de saúde reflete a importância dos profissionais que optam por essa área. Prezar pela vida, oferecer amparo e cuidados em diferentes momentos e graus de complexidade, revela o quão importante é a profissão para o desenvolvimento da sociedade.

Devido à dedicação constante à profissão, cada vez mais a sociedade tem aprendido a valorizar quem trabalha nessa área. O empenho em salvar vidas e oferecer conforto por meio do cuidado são as principais características de quem opta por seguir nessa carreira, além da empatia, zelo e paciência.

Com a pandemia, o mundo inteiro constatou esse fato e, atualmente, a área da saúde é uma das que mais cresce, com pessoas interessadas em fazer a diferença na vida do próximo.

Como se tornar um profissional da saúde?

Para quem se sentiu inspirado com as histórias de dedicação e superação que ganharam força na pandemia, muitas oportunidades tendem a se abrir. O mercado está se expandindo, com novas vagas de emprego e funções que merecem destaque. Além de trabalhar em hospitais e clínicas médicas, o profissional da saúde tem grande relevância em outros locais, como escolas, centros de reabilitação, empresas e órgãos públicos.

A formação e a qualificação são requisitos fundamentais para entrar na área. E para isso é possível optar tanto por um curso técnico, quanto por uma graduação. Os primeiros têm caráter imediato, com duração de aproximadamente dois anos, preparando o estudante para atividades práticas. Já a segunda requer mais paciência, afinal, são necessários, em média, 10 semestres para conclui-la.

Gostou das dicas? Se você deseja crescer profissionalmente e transformar a sua carreira, conheça os cursos técnicos da Escola Épicos. Somos referência em ensino e qualificação profissional no sul do Brasil. Veja mais em www.cursosepicos.com.br.