Qual a diferença entre o Técnico em Enfermagem e a Especialização técnica em Enfermagem?

Qual a diferença entre o Técnico em Enfermagem e a Especialização técnica em Enfermagem?

Enquanto o curso Técnico em Enfermagem tem por objetivo a formação técnico-profissional, a Especialização Técnica em Enfermagem é focada em redefinir o perfil do profissional que já concluiu o nível técnico.

Por exemplo: o curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho tem a finalidade de preparar o profissional com formação técnica em enfermagem para atuar nas demandas empresariais de saúde. A Enfermagem do Trabalho é a responsável por atender às necessidades que envolvem saúde e segurança dos colaboradores de uma instituição.

A Enfermagem do Trabalho foi uma especialização que se difundiu na década de 1880, na Europa, quando começou a perceber a necessidade da atuação da enfermagem em diferentes setores industriais. No Brasil, em 1919, por meio do Decreto legislativo nº.3.724 de 15 de janeiro de 1919, a profissão foi regulamentada a fim de diminuir as ações relacionadas a acidentes no trabalho.

pexels-photo-935869.jpeg

O que faz um Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho?

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho é o profissional que atua em empresas públicas e privadas ou órgãos oficiais, junto às equipes de medicina do trabalho e engenharia de segurança. Nesses setores, o especialista participa do planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção.

A especialização em Enfermagem do Trabalho capacita o profissional fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos necessários para que ele possa promover a saúde dos trabalhadores de uma instituição e controlar os riscos relacionados à sua atuação.

Para cursar a especialização é preciso ter concluído o curso técnico em enfermagem. Além da Enfermagem do Trabalho, o profissional técnico da área pode trabalhar em diversos tipos de unidades de saúde, em laboratórios de análises clínicas e em estabelecimentos sociais que integram profissionais da saúde. Pode também atuar em domicílios, ambulatórios de empresas, spas, asilos, creches, escolas e clubes, sempre sob a supervisão do enfermeiro. A única exigência para cursar o técnico em enfermagem é ter concluído o ensino médio.

pexels-photo-1539678.jpeg

Se interessou? Confira também como se tornar um enfermeiro do trabalho ou fale conosco e tire dúvidas sobre os melhores cursos técnicos e de aperfeiçoamento na área da saúde em Curitiba.