Principais dúvidas sobre cursos técnicos

Principais dúvidas sobre cursos técnicos

Os cursos técnicos são diferentes de cursos de especialização e outras modalidades de ensino. Por isso há muitas dúvidas sobre o assunto e para ajudar você a entender tudo sobre cursos técnicos, nesse post vamos responder às principais dúvidas.

É preciso ter ensino médio para fazer curso técnico?

Não. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos podem ser cursados paralelamente ao ensino médio. O nível técnico é complementar ao ensino médio, sendo que o único pré-requisito é ter o ensino fundamental completo. Há algumas escolas que oferecem o ensino médio integrado ao curso técnico, sendo ambos um curso só.

376246-PBFTKR-347.jpg

Qual a diferença entre curso técnico e curso profissionalizante?

Cursos de nível técnico precisam ser aprovados pelo MEC, enquanto os profissionalizantes são cursos livres e não emitem diploma de conclusão. Além disso, os cursos profissionalizantes costumam ter duração mais curta que os cursos técnicos, não passando de 6 meses. Na maioria das vezes, o curso profissionalizante não tem pré-requisito e não é exigido trabalho de conclusão ou experiência em estágio nessa modalidade.

Posso fazer estágio durante o curso técnico?

O Ensino Técnico permite ao estudante realizar estágio durante o curso. Há duas modalidades: estágio curricular e extracurricular. O primeiro é previsto no conteúdo do curso e é obrigatório para a conclusão e obtenção do diploma do Curso Técnico. O estágio extracurricular pode ser realizado desde o início do curso, de acordo com o interesse do estudante. Nem todos os Cursos Técnicos exigem a realização de estágio para a conclusão.

tecsaude.jpg

Quais são os melhores cursos técnicos?

Não existe um curso que possa ser considerado o melhor. Pois, assim como os cursos de graduação, os Cursos Técnicos destinam-se a formação de profissionais de uma área específica. O importante é escolher um curso que você se identifique, em uma área que tenha vontade de trabalhar e em uma instituição séria.

Os Cursos Técnicos na área da saúde estão cada vez mais em alta, pois o mercado de trabalho para essa área não para de crescer. Se você quer fazer um Curso Técnico em Curitiba, entre em contato conosco agora mesmo e escolha o curso que mais combina com você.