Pacientes diabéticos necessitam de atenção especial

Pacientes diabéticos necessitam de atenção especial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 450 milhões de pessoas tenham diabetes no mundo. Só no Brasil, há um aumento de 60% dos doentes a cada década, sendo que 50% dos diabéticos desconhecem que têm a doença. A Sociedade Brasileira de Diabetes indica que mais de 12 milhões de brasileiros convivem com a doença. Nesse cenário, quem trata e cuida de pacientes com diabetes deve estar preparado para uma série de procedimentos e atenções próprias da enfermidade. Aqui destacamos as principais delas.

Relembrando: o que é diabetes?

Síndrome metabólica que ocorre a partir da falta de produção de insulina e sua incapacidade de quebrar as moléculas de glicose, elevando o nível de açúcar no sangue. E essa situação traz vários problemas de saúde, incluindo distúrbios na visão, na circulação sanguínea e nos rins, por exemplo.

Os tipos mais frequentes são o diabetes tipo 1, quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico; e o diabetes tipo 2, que ocorre a partir da diminuição da produção de insulina e afeta 90% dos diabéticos e se desenvolve apenas na fase adulta, consequente a fatores como estresse, obesidade, sedentarismo, tensão arterial e herança genética. Sintomas Cuidar de uma pessoa que sofre dessa enfermidade requer atenção especial, principalmente no caso dos idosos. Cada indivíduo apresenta sintomas diferentes. A cicatrização da pele passa a ser mais lenta, os nervos ficam sem irrigação sanguínea adequada, causando formigamento, coceiras e sensação de agulhamento. O sistema imunológico fica comprometido, facilitando a entrada de infecções. Nos idosos, todos esses sintomas podem ser exacerbados. Cuidados Por tudo isso, há que se prestar atenção especial aos cuidados com os pacientes diabéticos. Vale lembrar que o estilo de vida é o principal ponto a ser supervisionado, já que dietas e exercícios físicos estão entre as principais atitudes para quem quer prevenir ou tratar a doença. Excluir o açúcar da dieta, naturalmente, é o primeiro passo. Também é preciso monitorar se não há alguma complicação prestes a se instalar = a realização de exames periódicos em olhos, coração e rins é uma das regras para evitar essa situação. Incentivar o doente a realizar atividades físicas, mesmo que uma caminhada, e acompanhá-lo, entra na lista de atenção especial. Também é preciso estar atento a todos os medicamentos prescritos para o paciente, a regularidade em sua ingestão e na aplicação da insulina, além de acompanhar o nível da glicose. Nesses cuidados, a prescrição médica é o norte. Para lidar com esses e outros cuidados especiais que os pacientes com diabetes e outras doenças necessitam e merecem, de forma profissional, o melhor é fazer um curso técnico em dia com as exigências do mercado. Os cursos Épicos [ https://cursosepicos.com.br/] fazem toda a diferença na carreira de um profissional de saúde e podem servir de impulso para a sua colocação e entusiasmo por profissões como enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Busque o que melhor se adequa a seu perfil e faça a diferença nos cuidados de enfermos.