O que faz um cuidador de idosos

O que faz um cuidador de idosos

Você sabe o que faz um cuidador de idosos? De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 28 milhões de idosos – aqueles indivíduos com 60 anos ou mais, segundo a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, este número corresponde a 13% da população brasileira, porém, se tudo se encaminhar conforme a Projeção da População, também divulgada pelo IBGE, é muito provável que o percentual de idosos chegue a dobrar no Brasil nas próximas décadas. Conforme descreve o estudo, em 2043 até um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos, ultrapassando a estimativa de jovens, inclusive. Por este motivo, é cada vez mais importante pensar em soluções que proporcionem melhor qualidade de vida à terceira idade, com soluções voltadas à saúde, mas também ao lazer, acessibilidade, entre outros.

Considerando este panorama, uma profissão que tende a ganhar cada vez mais espaço e importância é a do cuidador de idosos. Isso porque, contar com profissionais qualificados e seguros naquilo que fazem é essencial para garantir um dia a dia de conforto, segurança e máxima tranquilidade às pessoas mais velhas e suas famílias. Por isso, o curso de Cuidador de Idosos oferecido pela Épicos (sugiro colocar hiperlink para a página do curso) pode ser uma excelente alternativa para quem está buscando qualificação profissional.

O que faz um cuidador de idosos? Na realidade em que vivemos, proporcionar os cuidados necessários aos idosos nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, a família não possui preparo ou mesmo a disponibilidade necessária para oferecer os cuidados e o conforto que a pessoa mais velha merece e precisa ter. Embora possa parecer simples, cuidar de um idoso é uma tarefa complexa e que requer muita atenção e responsabilidades.

É por este motivo que a profissão de cuidador de idosos tende a ganhar cada vez mais espaço na sociedade moderna. Esta é uma tarefa que requer estudo e experiência – diferenciais que podem ser adquiridos no curso de 120 horas ofertado pela Épicos. Em geral, as atribuições de um cuidador de idosos pode variar conforme a necessidade e o estilo de vida do idoso. Ou seja, tudo vai depender da saúde e das condições físicas da pessoa, por isso, cada caso deve ser combinado anteriormente com o familiar ou responsável.

Em geral, são atribuições do cuidador tarefas básicas, que envolvem a ajuda nas questões de higiene, a administração dos medicamentos conforme orientação médica, o auxílio nas atividades do dia a dia, como alimentação, e até mesmo a companhia, oferecendo atividades estimulantes que envolvam o lazer e o entretenimento do idoso. Além de trabalhar na casa do idoso, o cuidador também possui outros locais de atuação, como em clínicas geriátricas ou de repouso e até mesmo em hospitais. Em cada situação, novas atribuições e responsabilidades podem ser solicitadas, sendo fundamental que o profissional saiba se adaptar às adversidades e às novidades que possam surgir na rotina de trabalho. Visto que é uma profissão que requer paciência e muito cuidado, é essencial que o cuidador de idosos goste de lidar com outras pessoas, além disso, é preciso ter empatia, compreender as necessidades e se mostrar flexível e atento em situações que possam fugir do que foi anteriormente planejado. Ser uma pessoa organizada, simpática e dinâmica contribui para o sucesso nesta profissão.

Confira em tópicos as principais atribuições do cuidador de idosos:

Companhia ao idoso;

Ministrar medicações com prescrição médica;

Proporcionar atividades de lazer;

Estimular o contato social e a interação do idoso;

Prezar pelo bem-estar do idoso;

Acompanhar o idoso em atividades do dia a dia;

Acompanhar o idoso em consultas e tratamentos médicos;

Informar à família sobre as condições de saúde do idoso;

Auxiliar na higiene pessoal, alimentação e demais tarefas do dia a dia.

Se você está interessado no curso de Cuidador de Idosos, não perca mais tempo.

Entre em contato agora mesmo com a Épicos e agende a sua matrícula!