O que faz um auxiliar de enfermagem no hospital?

O que faz um auxiliar de enfermagem no hospital?

Saiba como é a rotina de um auxiliar de enfermagem em hospital O auxiliar de enfermagem tem total importância na rotina de um hospital e compõe, junto a outros profissionais – como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outros especialistas –, uma equipe multidisciplinar preparada para o atendimento de pacientes com diferentes necessidades.

Em muitos casos, o auxiliar de enfermagem é o profissional responsável pelo primeiro contato com o paciente, coletando todas as informações necessárias para o atendimento posterior. Dessa forma, cabe a ele uma visão crítica e analítica da situação, observando os detalhes desta primeira conversa, com o objetivo de repassar ao enfermeiro ou médico as informações corretas para um atendimento de qualidade.

Além disso, cabe ao auxiliar de enfermagem todo o cuidado e zelo com o paciente internado no hospital, atentando tanto para questões de higiene quanto alimentação, além de preparos para exames, consultas e cirurgias, limpeza, troca e manutenção de curativos, esterilização de materiais e equipamentos, ministração de medicamentos sob orientação médica, coleta de materiais e aplicação de vacinas.

A rotina de trabalho de um auxiliar de enfermagem, como pode-se ver, é intensa em um hospital. Muitas são as atribuições a este profissional e é esperado que ele as execute com o máximo de cuidado e dedicação. Vale lembrar que, além de hospitais, a área de atuação é vasta e oferece inúmeras opções que podem se enquadrar no gosto de cada profissional.

É importante ressaltar que também pode ser de responsabilidade do auxiliar de enfermagem algumas funções de viés administrativo, que são de completa importância para a rotina da equipe multidisciplinar. Atividades como controle, registro e contagem diária de materiais utilizados no atendimento a pacientes, tais como seringas, agulhas, curativos e gesso, e até mesmo questões mais burocráticas, como a admissão e alta dos pacientes. Ou seja, é uma carreira bastante dinâmica e que proporciona um olhar completo sobre o dia a dia em um hospital. Ideal para aqueles profissionais que gostam de sair de sua zona de conforto e vivenciar uma rotina ativa de trabalho.

Você sabe quais são as diferenças entre Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem? Confira!

Enfermeiro: O enfermeiro é o profissional de nível superior, graduado em uma faculdade com duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. Nos hospitais, ele é o responsável por gerir equipes de enfermagem, que por sua vez são compostas por técnicos e auxiliares de enfermagem. Técnico de Enfermagem: Para se tornar um técnico em enfermagem é preciso concluir o ensino técnico, que normalmente tem a duração de quatro semestres e carga horária de aproximadamente 1.800 horas.

Este profissional é responsável pelo auxílio a enfermeiros em suas atividades diárias, bem como executar todas as tarefas designadas por seu superior.

Auxiliar de Enfermagem: Após concluir um curso de aproximadamente três semestres, o auxiliar de enfermagem está apto a atuar junto a enfermeiros e técnicos em enfermagem na rotina de hospitais ou outras instituições de saúde. Suas atribuições são variadas e costumam ser de suporte ao enfermeiro e técnico em enfermagem. Ele pode ser o responsável pelos cuidados básicos ao paciente, administração de medicamentos sob a orientação de um superior, aplicação de vacinas, entre outros.