Traumatologia é a especialização médica, ligada à ortopedia, que cuida do tratamento e da reabilitação de lesões no sistema músculo-esquelético e motor.
O Traumatologista, então, é o profissional responsável por realizar o tratamento de urgência em qualquer vítima de contusão que tenha atingido osso, músculos, tendões e ligamentos, ou seja, qualquer trauma que afete a movimentação do corpo.
No Brasil, a legislação unifica as duas áreas: ortopedia e traumatologia. Por isso todo traumatologista é também ortopedista e essas especialidades normalmente estão nos mesmos setores em hospitais e clínicas médicas especializadas.
Os especialistas relatam que as causas mais comuns de traumas no corpo humano são acidentes de trabalho, prática de esportes, acidentes no trânsito, acidentes domésticos e violência física.
Para tratar esses casos, os traumatologistas possuem diversos métodos de reabilitação das partes do corpo atingidas. A mais conhecidas delas é a imobilização, normalmente feita com gesso ou acessórios capazes de imobilizar a parte do corpo. Outros métodos de tratamento são cirurgias, nos casos mais graves, e exercícios, medicamentos, além da prática de fisioterapia.
Em situações de urgência, quando há lesão ou suspeita, o traumatologista deve ser procurado imediatamente. Por esse motivo esses profissionais geralmente estão presentes, não só em clínicas médicas, mas nas emergências dos hospitais.
A dor costuma ser o principal motivo para as pessoas procurarem o especialista, mas outros sintomas comuns são formigamento e dormência, inchaço e outras alterações anatômicas em qualquer órgão do sistema músculo-esquelético.
Doenças que atingem o sistema locomotor podem demandar tratamento vitalício. Por isso, seja qual for o tipo de lesão, é importante recorrer ao traumatologista. Lembre-se que traumas não tratados podem levar a danos permanentes no corpo humano, por isso o diagnóstico traumatológico é tão importante.