O que é profilaxia?

O que é profilaxia?

Profilaxia é o termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças.

Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.

Doenças são causadas por um ou mais agentes. Esses agentes precisam interagir com o organismo para que a doença se desenvolva. Todas as medidas que visem impedir essa interação são consideradas medidas profiláticas.

vaccination-2722937_960_720.jpg

Vacina

A vacina é considerada um dos métodos de profilaxia mais eficazes. Seu funcionamento consiste em inocular uma pequena amostra do agente causador da doença no organismo do indivíduo. O paciente pode apresentar alguns sintomas de enfermidade nos dias seguintes à aplicação da vacina, mas a recuperação é rápida. A partir daí, o organismo torna-se imune àquela doença.

Esse método de profilaxia tem sido usado com sucesso para a erradicação de diversas doenças, como a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) e a varíola.

Para se ter uma ideia da eficácia do método, pode-se analisar os Estados Unidos em meados do século XX. Em 1952, a poliomielite atingiu 21 pessoas no país. Depois do início da obrigatoriedade da vacinação para essa doença, os índices de infecção caíram 99%!

wash-hands-2631777_960_720.jpg

Medicina profilática

A medicina profilática é a área que orienta para a prevenção de doenças. O profissional dessa especialidade é responsável por aconselhar, sugerir medidas e conscientizar os pacientes para evitar o adoecimento. Caso o paciente esteja com alguma doença, essa área trata também da cura da enfermidade.

Está contemplada na medicina profilática a saúde pública, coordenada e mantida pelo Estado. Para isso, são realizadas campanhas de conscientização e educação e mutirões de vacinação.

A profilaxiatambém é papel do Técnico em Enfermagem, quando em atendimento a um paciente que apresenta comportamentos de risco ou que está em uma área de vulnerabilidade para determinadas doenças.