Não tenho ensino médio, posso fazer um curso técnico?

Não tenho ensino médio, posso fazer um curso técnico?

O curso técnico é uma ótima opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, pois além de curta duração, pode ser realizado mesmo sem a conclusão do ensino médio. Mas atente, isso vai depender da modalidade do curso técnico. Alguns exigem o certificado de conclusão do ensino já na matrícula, outros permitem que você comece o nível técnico, mesmo com os estudos em andamento. Entenda.

Modalidades de Curso Técnico

Atualmente existem três tipos de curso técnico no Brasil: integrado, concomitante e subsequente. Cada um com um objetivos e pré-requisitos diferentes. Mesmo assim, é sempre importante verificar o que cada instituição de ensino exige, pois isso pode variar.

O curso técnico integrado é aquele ofertado junto ao ensino médio, pela mesma instituição de ensino. Trata-se de uma única matrícula que reúne os conhecimentos do ensino médio e as competências da educação profissional. Ao final, além de certificado de conclusão do ensino médio o aluno também recebe certificação de nível técnico.

Já o curso técnico concomitante é aquele que pode ser realizado ao mesmo tempo que o ensino médio, mas não necessariamente pela mesma instituição de ensino ou apenas não se trata de uma mesma matrícula. Nessa modalidade a instituição de nível técnico pode exigir que você ingresse antes de concluir o ensino médio, mas que tenha uma comprovação de que está com os estudos em andamento ou que concluirá em breve.

action-plan-brainstorming-complex-212286.jpg

Também pode ocorrer de a instituição exigir que você finalize até determinado módulo do curso. Isso pode ocorrer em áreas como saúde e tecnologia, que muitas vezes envolvem assuntos que exigem conhecimento ministrado no ensino médio.

Por fim, o curso técnico subsequente é aquele que deve ser realizado apenas após a conclusão do ensino médio. Esta é a modalidade em que uma comprovação do nível médio é exigida desde o momento da matrícula.

Na hora de escolher onde cursar nível técnico em Curitiba, escolha a Escola Épicos. Com infraestrutura de qualidade e profissionais altamente qualificados, aqui você encontrará tudo que precisa para entrar no mercado de trabalho.