Instrumentador Cirúrgico: o que você precisa saber sobre a profissão

Instrumentador Cirúrgico: o que você precisa saber sobre a profissão

A realização de uma cirurgia é uma tarefa complexa e por isso requer a atenção e o envolvimento de diversos profissionais. O médico-cirurgião é o protagonista nesse processo, mas os demais membros da equipe, a cirurgia pode tornar-se inviável. E para que o cirurgião possa concentrar-se ao máximo na operação que está sendo realizada, um dos profissionais indispensáveis é o instrumentador cirúrgico.

O que faz um instrumentador cirúrgico

O instrumentador cirúrgico é o braço direito do cirurgião durante um procedimento operatório. Ele é o responsável por preparar e fornecer o instrumental e material cirúrgico ao médico ou auxiliar durante a operação. Também é função do instrumentador cirúrgico preparar o ambiente operatório, montar e desmontar equipamentos. O profissional deve conhecer os instrumentos por nome, apelido e gesto para dar o suporte necessário na hora da cirurgia. A presteza e eficácia do instrumentador cirúrgico reduzem o tempo da cirurgia e diminuem os índices de contaminação e de infecção pós-operatórias.

Como se tornar um instrumentador cirúrgico

A tarefa do instrumentador cirúrgico é de extrema importância e alta responsabilidade. Por isso, para atuar na profissão é necessário realizar o curso técnico de instrumentador cirúrgico, que exige ensino médio completo. Para expandir os conhecimentos e a área de atuação, o profissional pode realizar também curso superior ou técnico em enfermagem. Outros cursos na área da saúde também podem agregar conhecimento e ampliar a possibilidade de trabalhar na área.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico cresce no mesmo ritmo em que cresce o mercado de cirurgias no Brasil. Após a conclusão do curso de instrumentador cirúrgico, o profissional está habilitado para trabalhar em hospitais, clínicas e demais ambientes cirúrgicos, podendo ser contratado em um local ou fazer parte de equipes médicas que operam em diversos locais. O piso salarial da categoria é definido por convenções e acordos coletivos estabelecidos com o sindicato responsável na região. O piso pode ser definido em cada cidade ou região e varia de acordo com a carga horária trabalhada, as funções exercidas e o setor em que o profissional atua.

O curso de instrumentação cirúrgica da Escola ÉPICOS capacita você para atuar nessa excelente área da saúde, que está em permanente expansão. Durante os 12 meses de duração, você aprende sobre ética, anatomia, técnica cirúrgica, imunologia, controle de infecção hospitalar, nomenclaturas e muito mais em aulas teóricas e práticas. Para a conclusão do curso é exigida a realização de estágio supervisionado em um dos hospitais conveniados.

Se você se identificou com a profissão de Instrumentador Cirúrgico, entre em contato conosco agora mesmo e inscreva-se já em nosso curso.