A importância do profissional de enfermagem em tempos de COVID-19

A importância do profissional de enfermagem em tempos de COVID-19

image1 (7).jpg

A pandemia de Covid-19 que assola o mundo há quase um ano trouxe diversos aprendizados, algumas memórias e várias descobertas de situações que já ocorriam no dia a dia da humanidade mas que, por motivos diversos, não recebiam a atenção merecida. Uma delas é a importância do profissional de enfermagem. Técnicos de enfermagem e enfermeiros estão na linha de frente do tratamento contra o Coronavírus desde o começo da pandemia, demonstrando uma atuação ininterrupta, efetiva e absolutamente corajosa. Nas UTIs, berço dos pacientes mais graves, técnicos de enfermagem e enfermeiros prestam uma assistência primordial, integral e qualificada, com uma sistemática que teve ação determinante na recuperação dos atingidos pela Covid-19 – apesar de eles mesmos, os profissionais de saúde, estarem ainda mais expostos ao vírus. Por outro lado, os próprios técnicos em enfermagem e enfermeiros redescobriram a importância de sua atuação na sociedade, experimentando novos desafios e reflexões.

O profissional de enfermagem está presente da entrada do paciente no hospital até o de sua alta. No dia a dia de um atendimento ambulatorial ou hospitalar, é o técnico de enfermagem quem, por exemplo, atende pacientes com quadros de saúde de média gravidade, aplica medicamentos e coleta material para exames laboratoriais. Ele também pode auxiliar na gestão hospitalar, nas ações que evitam infecções hospitalares, no planejamento das atividades e na prevenção e no controle de doenças. Enfermeiros servem de ponte de comunicação entre os membros da equipe hospitalar e o paciente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, em dados de 2016, só no Sistema Único de Saúde (SUS) os profissionais de enfermagem são responsáveis por 60% a 80% das ações na Atenção Básica e 90% dos processos de saúde em geral.

Por outro lado, para quem quer atuar na área da saúde, ser técnico em enfermagem é uma ótima porta de entrada, já que há muitas vagas disponíveis e as chances de crescimento profissional são grandes e diversas, incluindo a aprendizagem na prática, vivenciando o cotidiano do atendimento e as experiências de outros profissionais da área, como médicos.

É preciso ter em mente que a principal função do técnico em enfermagem é auxiliar enfermeiros superiores no tratamento de pacientes, bem como atuar na prevenção e manutenção da saúde básica. O técnico em enfermagem, acima de tudo, precisa ter respeito à vida de todo ser humano, sem discriminação e com valores baseados nos direitos humanos e dignidade. Sua capacidade de trabalhar em equipe também é muito importante, pois, dentro de sua rotina, ele terá que lidar com os enfermeiros e com os auxiliares de enfermagem. Saber lidar com situações de extrema pressão também é um diferencial. Um técnico em enfermagem precisa manter a calma em casos com pacientes mais graves, onde cada segundo é extremamente precioso. Ser organizado, paciente, focado e saber controlar bem as emoções completam o perfil de um técnico em enfermagem de sucesso.

A Escola Épicos proporciona uma formação técnico-profissional em enfermagem com uma base profunda em ciências humanas, biológicas e sociais relacionadas ao atendimento das necessidades de saúde da população. O curso mescla as ciências biológica, biomédica e de saúde em aulas teóricas e laboratoriais. Nas disciplinas específicas estão incluídas os diferentes tipos de atendimento e o estudante também aprende noções de farmacologia, microbiologia e parasitologia.

Confira tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem da Escola Epicos: https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/tecnico-em-enfermagem