Vamos falar sobre humanização na saúde? A área da saúde vem passando por grandes transformações nas últimas décadas. Novos equipamentos, tecnologias modernas, novidades no que se refere a tratamentos e diagnósticos, entre outros, promovem cada vez mais qualidade nos cuidados com a saúde. Durante esse mesmo período, tornou-se cada vez mais popular o termo “humanização na saúde”. Especialistas dizem que, ao passo que a crescente tecnológica possibilitou avanços importantes, ela também representa um retrocesso nas relações humanas. A falta de comunicação, a pressa do dia a dia, a rotina sempre intensa, refletem em um contato cada vez menor entre os seres humanos. Na área da saúde, essa característica representa um problema e, por isso, fala-se muito na necessidade da humanização nesse setor. O que é o atendimento humanizado? Embora pareça clichê, esse termo é de extrema importância dentro da área da saúde, seja no atendimento de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, cuidadores de idosos, entre outros. É preciso entender, em um primeiro momento, que sempre que um paciente chega até um hospital, clínica ou mesmo em um consultório, ele o faz porque está passando por algum problema. Nessa perspectiva, o olhar cuidadoso e atencioso do profissional faz toda a diferença. O atendimento humanizado é todo aquele que olha para o paciente como um todo, indo além de sua enfermidade. Entender que por trás de uma patologia existe um indivíduo, com família, anseios, medos e desejos, é fundamental para compreender a importância da humanização na área da saúde. E isso não se refere somente aos profissionais. A humanização também passa pelos estabelecimentos, é preciso que os hospitais, por exemplo, ofereçam uma estrutura que permita esse tipo de cuidado. Afinal, em meio à rotina extremamente agitada que os trabalhadores enfrentam, muitas vezes se torna difícil acolher da forma como se deseja todos os pacientes que chegam. Por que a humanização no atendimento é importante? O vínculo criado entre o profissional da saúde e o paciente é muito importante e pode refletir em diferentes aspectos. Primeiramente, é válido lembrar que o indivíduo
precisa se sentir seguro durante o atendimento e compreender que a equipe está realizando todos os procedimentos necessários para a sua melhora. Dessa forma, é fundamental que se mantenha o diálogo aberto com o paciente, explicando todas as etapas do tratamento e o que está sendo feito, para que ele se sinta como parte do processo. Esse entendimento é primordial e pode influenciar até mesmo na autoestima do enfermo. Os profissionais da saúde precisam ter em mente que, além da cura para a sua doença, o paciente também busca um acolhimento emocional, conforto e um olhar atencioso sobre as suas necessidades. Sentir esse acolhimento é fundamental para a sua evolução e, muitas vezes, auxilia na melhora do seu quadro clínico. Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais assuntos como esse.
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