Enfermeiro do trabalho: o que faz e como se tornar um

Enfermeiro do trabalho: o que faz e como se tornar um

O enfermeiro do trabalho é o profissional responsável por realizar atendimentos ambulatoriais aos funcionários da empresa em que trabalha, além de analisar e propor melhorias nas condições de trabalho e periculosidade junto a equipe de segurança do trabalho.

O profissional que realiza o curso para atuar como enfermeiro do trabalho fica lotado em uma empresa, sendo contratado para cuidar da saúde dos funcionários. Ele também é responsável por elaborar e executar planos de proteção à saúde.

Planejar, analisar e executar ações que buscam tornar a rotina de toda a equipe da empresa mais saudável são as principais atribuições do profissional.

rawpixel-744343-unsplash (1).jpg

É papel do enfermeiro do trabalho estudar as causas das faltas e afastamentos dos funcionários, a fim de propor mudanças para diminuir os índices de ausências e doenças laborais que podem ser desenvolvidas por aqueles que trabalham no local.

Para as empresas, contar com um enfermeiro do trabalho em seu quadro funcional pode fazer com a produtividade média aumente, aumentando também o nível de satisfação dos funcionários, uma vez que a saúde das pessoas é um dos fatores de maior satisfação.

O que precisa para ser enfermeiro do trabalho

Para atuar profissionalmente como enfermeiro do trabalho é necessário ter concluído o curso técnico em enfermagem ou o curso de graduação em enfermagem. O curso de enfermeiro do trabalho é de nível especialização técnica e tem duração de 6 meses, incluindo a necessidade de realização de estágio profissional supervisionado.

martin-brosy-758535-unsplash (1).jpg

Onde fazer o curso de enfermeiro do trabalho

O curso de especialização técnica em enfermagem do trabalho é oferecido pela Escola Épicos – Centro de Educação Profissional, mantida pelo Instituto Educacional Sani Ltda, que desde 1999 oferece cursos técnicos na área da saúde, com excelência no ensino e equipamentos e estrutura adequada para formar profissionais qualificados e prontos para atuar no mercado de saúde.