Cuidados que os idosos devem ter com o sol no verão

Cuidados que os idosos devem ter com o sol no verão

Para sair de casa em dias quentes e aproveitar o verão em clubes e praias, os idosos devem redobrar a atenção, pois as altas temperaturas e a exposição ao sol por muito tempo ou em horários em que a incidência de radiação UVA e UVB esteja alta, são fatores que aumentam o risco de câncer de pele.

Todos os anos, a Sociedade brasileira de dermatologia alerta para o aumento de casos de câncer de pele em idosos, uma vez que, com o envelhecimento a composição corpórea é alterada, reduzindo de 60% para 40% a quantidade de água no corpo de um idoso. Mas não é apenas o excesso de sol que faz mal aos idosos na estação mais quente do ano. A falta de líquidos pode causar desidratação e uma alimentação desequilibrada deve deixá-los fracos e com poucos nutrientes no corpo. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados necessários para que o verão seja um momento divertido e sem complicações. Veja, a seguir.

Filtro solar O uso do filtro solar é essencial para proteger a pele contra a radiação UVA e UVB. Não só no verão, em peles mais sensíveis como de idosos, por exemplo, proteger face, pescoço, nuca, orelhas braços e pés previne queimaduras e possíveis doenças como câncer de pele. Na verdade, o uso diário é fundamental para que a pele fique protegida e hidratada. A reposição do produto também é importante, normalmente, faz-se de duas em duas horas. No entanto, se a pessoa entrou na água ou suou demais é importante repor imediatamente para manter a proteção em dia.

Níveis de exposição solar Antes de sair, é fundamental avaliar o tempo que o idoso irá ficar em contato com o sol. Os horários mais adequados, os quais a radiação é menor, é antes das 10h da manhã e após às 16h. Mesmo se o tempo estiver ruim com possibilidade de chuva, nevoeiro ou nublado, a incidência de raios solares não diminui e o uso do filtro deverá ser mantido.

Hidratação e alimentação Ao envelhecer, o hipotálamo, responsável pelos ritmos corpóreos e vontades, não funciona tão bem, por esse motivo, os idosos sentem menos sede que os mais novos. Então, lembrar de se hidratar mesmo sem estar com sede é importante para manter o corpo hidratado. Sucos de frutas de baixo teor calórico podem ser alternativa para quem não gosta muito de água. A falta dela pode trazer sérias consequências como desidratação, hipotensão, confusão mental, derrame ou acidente vascular cerebral (AVC). A alimentação também é um fator que demanda atenção. Pensando assim, escolher alimentos de fácil digestão e ricos em nutrientes como cálcio e fibras é uma ótima opção. Além do mais, comer frutas e legumes com alto índice de água ajudam, também, na hidratação. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e que contenham cafeína também é necessário para manter o corpo hidratado, pois esses tipos de bebidas são diuréticas.

Atividades físicas A prática de atividades físicas é essencial em todas as idades da vida adulta. Idosos que mantêm a prática ao longo dos anos tendem a ter melhor locomoção, equilíbrio, força e músculos mais fortes que os de idosos sedentários. Além do mais, atividades físicas têm relação direta com a memória. No verão, dê preferência para as atividades aquáticas, como natação e hidroginástica. Mas fique atento aos horários do sol.

Com todos esses cuidados, fazer atividades prazerosas ao ar livre é bom e primordial para que os idosos tenham qualidade de vida alinhada ao lazer e à saúde. Ademais, o uso de chapéus, óculos de sol e roupas leves com tecidos tecnológicos também são adequadas e auxiliam na proteção do corpo no verão.