Cuidados com idosos durante o verão

Cuidados com idosos durante o verão

3 cuidados com idosos durante o verão

O verão está chegando e, com ele, muito calor e sol intenso. Embora essa época do ano seja um convite aos momentos de lazer e diversão, é preciso estar atento, a fim de aproveitar a estação com disposição, saúde e qualidade de vida. Se para os jovens as temperaturas altas podem causar desconfortos e mal-estar, com as pessoas mais velhas isso fica ainda mais evidente. Manter a hidratação e a alimentação em dia e não se expor ao sol em excesso são detalhes a serem observados. A seguir, confira três cuidados com idosos durante o verão e aproveite o melhor da estação!

1.Priorize uma alimentação leve e balanceada

Durante os meses de forte calor, a alimentação tem um papel ainda mais importante na busca pelo bem-estar e qualidade de vida. Nessa época do ano, é fundamental priorizar refeições leves, equilibradas e balanceadas, a fim de facilitar a digestão e proporcionar os nutrientes necessários para enfrentar as altas temperaturas com disposição.

Além disso, é interessante optar por alimentos frescos e garantir a procedência deles, consumindo os ingredientes no mesmo dia do seu preparo. Para garantir uma rotina mais leve, invista em legumes, verduras e frutas, que também proporcionam uma boa hidratação. E lembre-se de evitar gorduras, carnes e carboidratos em excesso.

2.A hidratação está adequada?

Assim como a alimentação, a hidratação é fundamental durante os meses de verão. Com as temperaturas elevadas, se o indivíduo não ingerir a quantidade adequada de água, a desidratação é um risco iminente. Com isso, sintomas como tontura, perda de consciência e até mesmo a queda brusca de pressão podem surgir e prejudicar a qualidade de vida do idoso durante a temporada.

Nos idosos, a quantidade de água presente no organismo costuma ser menor quando comparados ao público jovem, além disso, pessoas com mais idade tendem a ter uma capacidade menor de reter os líquidos em seu corpo. Por isso, deve-se estimular o consumo de água durante o dia, mesmo sem sede, a fim de evitar a desidratação e todos os prejuízos que ela pode causar.

3.As atividades físicas devem ser moderadas

Exercitar-se é fundamental em qualquer idade e durante todo o ano. No entanto, com a chegada do verão, é preciso estar atento às condições climáticas e adequar a rotina, principalmente para os idosos. Com o calor intenso, deve-se evitar a prática de atividades físicas durante as horas mais quentes do dia, além disso, é necessário atentar para exercícios moderados, sem esforços intensos. Uma dica é optar por caminhadas leves nas primeiras horas da manhã ou ao fim do dia, quando o sol não está forte e as temperaturas costumam ser um pouco mais amenas.

Além disso, esse momento é ideal para consultar um médico e realizar um check-up, a fim de verificar as indicações do profissional a respeito dos exercícios que podem ou não ser realizados. Esse acompanhamento é importante para a saúde do idoso, que deve lembrar, ainda, de manter-se hidratado durante toda a atividade.

Você sabia que a Escola Épicos oferece o curso de Cuidador de Idosos para quem se interessa por essa área de atuação e deseja se tornar um profissional qualificado no mercado de trabalho? Acesse nosso site e confira essa e outras opções!