Conheça as tarefas do instrumentador cirúrgico

Conheça as tarefas do instrumentador cirúrgico

Entre bisturís, bandejas, espátulas e outros apetrechos, cirurgiões executam seu trabalho diário nas mesas de cirurgia, sempre devidamente atendidos por um profissional extremamente importante para o sucesso de uma cirurgia: o instrumentador cirúrgico. Aqui apresentamos detalhes importantes a respeito da função e do perfil desse profissional que ganha cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado de trabalho.

O instrumentador cirúrgico

O instrumentador cirúrgico é o profissional que dá o suporte ao médico cirurgião, abastecendo-o de todo o instrumental necessário à realização da cirurgia e antecipando processos para otimizar a operação, tornando-a mais segura com os cuidados contra contaminações e infecções. O profissional deve conhecer os instrumentos por nome, apelido e gesto para dar o suporte necessário na hora da cirurgia. Mas saber distinguir uma pinça de um bisturi não basta. Presteza e eficácia, iniciativa e rapidez integram o perfil de um instrumentador cirúrgico. E ter atenção total para cumprir bem sua tarefa, que é de extrema importância e alta responsabilidade.

Antes da cirurgia

A primeira atitude é vestir o uniforme privativo, incluindo luvas, gorro, máscara e proteção para os pés. O instrumentador deve estar ciente dos procedimentos cirúrgicos agendados, para que possa organizar os materiais necessários. O instrumentador verifica com o enfermeiro responsável a confirmação das informações sobre o paciente, exames pré-operatórios e a sala disponibilizada para o procedimento.

Na sequência, o instrumentador vai escolher o material específico para a cirurgia, verificar se está em ordem, ver antecipadamente os fios que serão utilizados e que foram definidos pelo médico e dispô-los.

Durante a cirurgia

Para ser um bom instrumentador cirúrgico é fundamental conhecer os instrumentos necessários para a realização de uma operação e o chamado tempo cirúrgico, dentro de todos os procedimentos que a cirurgia inclui. É preciso estar bastante atento a tudo que ocorre, já que um instrumentador cirúrgico de excelência se antecipa às atitudes do cirurgião.

O instrumentador também precisa permanecer atento a detalhes como passar os instrumentos pelo lado correto para o cirurgião, para evitar quedas e ajustes de postura, conservar o campo operatório higienizado e em ordem e ter o total controle do material e instrumental durante toda a cirurgia.

Depois da cirurgia

O trabalho do instrumentador cirúrgico inclui atividades específicas, como contar compressas grandes, pequenas e gazes antes e ao término de cada procedimento e evitar o desperdício ou a falta de materiais. Ao final da cirurgia, é de responsabilidade do instrumentador a desmontagem dos equipamentos cirúrgicos.

Área de atuação

O profissional poderá trabalhar em hospitais, clínicas e demais ambientes cirúrgicos, como contratado ou integrante de uma equipe médica que opera em diversos locais. O curso de Instrumentação Cirúrgica é uma ótima porta de entrada para quem quer ingressar na área da saúde e para quem já está no mercado e pretende aprimorar conhecimentos, servindo como especialização técnica para quem já é formado técnico em enfermagem, por exemplo.

Quero ser instrumentador cirúrgico: o que eu faço?

O curso de Instrumentação Cirúrgica [https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/instrumentacao-cirurgica] da Épicos capacita os alunos para uma atuação com responsabilidade e eficácia. As aulas incluem temas como conhecimento de aparelhos e instrumentos, anatomia e fisiologia, técnica cirúrgica e ética, entre outros assuntos fundamentais para o conhecimento e o aperfeiçoamento do profissional de saúde nessa área.