Conheça as tarefas desempenhadas por um auxiliar de laboratório de imunobiológicos

Conheça as tarefas desempenhadas por um auxiliar de laboratório de imunobiológicos

Conheça as tarefas desempenhadas por um auxiliar de laboratório de imunobiológicos

Em tempos de pandemia e corrida em busca de vacinas confiáveis para proteger a população, os laboratórios têm sido de total importância. Em especial, os laboratórios de imunobiológicos. Mas você sabe o que isso significa? Em geral, estes são os locais onde são realizados estudos, pesquisas e desenvolvimento de medicamentos e vacinas, além das atividades normais de um laboratório de análises clínicas.

Nos laboratórios de imunobiológicos atuam equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de variadas especialidades, entre eles biomédicos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos em farmácia, entre outros. É neste tipo de equipe que também pode atuar o auxiliar de laboratório de imunobiológicos, ou seja, um profissional capacitado para atender às demandas diversas de um laboratório de pesquisa e análises.

Entre as funções mais conhecidas deste auxiliar estão a coleta de dados para pesquisas (em cobaias em alguns casos), o auxilio no preparo de vacinas, medicamentos, produtos biológicos e também preparo de cobaias para testes, preparo de meios de cultura, entre outros. Dessa forma, o pensamento investigativo e crítico é uma característica essencial do profissional que deseja atuar na área, visto que ela envolve muita pesquisa e estudos para o desenvolvimento de produtos que podem modificar uma era.

É importante ressaltar que grande parte do conhecimento é adquirida em curso técnico na área, no qual o aluno aprenderá sobre o dia a dia de um laboratório, as funções realizadas, manuseio e preparo de materiais, bem como aprenderá técnicas para coleta de materiais biológicos, cultivo de células, preparo de soluções e conhecimentos químicos que lhe permita atuar com propriedade nesta função.

De maneira geral, embora as funções de um auxiliar de laboratório de análises clínicas e de um auxiliar de laboratório de imunobiológicos possam ser semelhantes, é essencial entender que são áreas distintas e que requerem conhecimentos específicos. Por isso, nada melhor do que aprofundar no segmento desejado para se destacar no mercado de trabalho. Um dos diferenciais, por exemplo, é o conhecimento e cursos de especialização em biotecnologia, o que permite ao profissional um conhecimento avançado a respeito das mudanças tecnológicas que afetam diretamente no cultivo de células para estudo.

Como se tornar um auxiliar de laboratório e atuar na área de imunobiológicos Na Épicos, o curso de Auxiliar de Laboratório tem duração de seis meses e é responsável pela formação de profissionais capacitados para atuarem em diferentes funções na rotina de laboratórios e demais empresas. A proposta do curso é oferecer ao aluno o conhecimento necessário para que realize com excelência as tarefas variadas que lhe podem ser solicitadas no dia a dia de trabalho.

Entre as funções estudadas e trabalhadas estão os procedimentos de coleta e análise, desde o uso dos equipamentos, como microscópio, até as principais técnicas utilizadas e a manutenção dos padrões de qualidade e segurança. Para ingressar no curso, é indispensável que o estudante tenha concluído ou esteja em fase de conclusão do ensino médio.