Conheça o perfil profissional de um auxiliar de laboratório

Conheça o perfil profissional de um auxiliar de laboratório

A área da saúde ganhou grande visibilidade nos últimos anos, principalmente após a pandemia de Covid-19. Cada vez mais, a busca por qualificação profissional cresce, afinal, são profissões que necessitam de atualizações e estudos constantes. Se você tem interesse em se tornar um auxiliar de laboratório, continue a leitura e saiba mais sobre o perfil deste profissional!

O que faz o auxiliar de laboratório?

Esse profissional pode trabalhar tanto em um laboratório médico ou de análises clínicas, quanto em pesquisas e outras instituições que se voltam a esse tipo de tarefa. Por exemplo, hospitais, empresas laboratoriais, setores de pesquisas, entre outros. O mercado é vasto e oferece inúmeras possibilidades, podendo o profissional escolher pela área que mais lhe agrada.

Entre suas tarefas básicas está a organização do material de laboratório, como utensílios, vidrarias, manipulação de materiais, coletas de amostras clínicas, pesquisas, preparo de relatórios, limpeza do laboratório, separação de materiais biológicos, entre outras. Por isso, é ideal garantir uma formação aprofundada, buscando qualificação em todas as funções para melhor se alocar no mercado de trabalho.

Qual o perfil de um auxiliar de laboratório?

Em primeiro lugar, é preciso que o futuro auxiliar de laboratório tenha interesse na área da saúde. No entanto, outros requisitos são fundamentais e devem fazer parte do perfil deste profissional. Ter interesse em buscar aprimoramentos e qualificações, ser organizado, detalhista e objetivo também são características que auxiliam nas atividades diárias.

As funções que dizem respeito ao auxiliar de laboratório são ensinadas em um curso técnico, com aulas teóricas e práticas. Então, o aluno que se interessa por essa área pode ficar tranquilo, afinal, tudo é ensinado durante a formação. O que não pode faltar é a vontade de aprender, a dedicação, a curiosidade em buscar informações além da sala de aula.

Ter iniciativa e atenção aos detalhes, ser observador e estar pronto para enfrentar os desafios da rotina também contribuem para o sucesso dessa carreira. É fundamental saber trabalhar em equipe, ter espírito coletivo e habilidade tátil. Afinal, é uma profissão que exige múltiplas funções independente da área de atuação.

Leia também: Como se destacar no mercado de trabalho? Veja nossas dicas

Você tem interesse em se tornar um Auxiliar de Laboratório qualificado? Se imagina trabalhando neste ambiente tão importante para o bom funcionamento da saúde? Então entre em contato conosco para tirar dúvidas sobre o Curso Técnico de Auxiliar de Laboratório.