Como verificar sinais vitais

Como verificar sinais vitais

Os sinais vitais de uma pessoa são as medidas corporais básicas de um ser humano, medidos para saber o estado de saúde. Os quatro sinais principais são temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial. Os sinais vitais são verificados sempre que um paciente chega a um hospital ou em casos de resgate. O profissional que habitualmente verifica os sinais vitais é o enfermeiro ou técnico em enfermagem. Saiba a seguir como verificar os sinais vitais em caso de necessidade.

thermometer-3656065_1280.jpg

Verificando a temperatura

Utilize um termômetro para medir a temperatura corporal. Há diversas opções no mercado, de vidro, digital, de ouvido, entre outros. O termômetro pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Limpe bem o aparelho com álcool antes de utilizá-lo e caso seu termômetro seja a pilha, certifique-se que a bateria não está fraca, pois poderá comprometer o resultado da aferição. Insira o instrumento no local adequado (boca, reto ou axila) e aguarde o tempo indicado para verificar a temperatura. Pessoas com mais de 38º apresentam quadro febril e devem consultar com um profissional o quanto antes. A febre é indicativo do corpo de que algo não está funcionando perfeitamente e por isso precisa de atenção.

Frequência cardíaca e respiratória

Para avaliar manualmente a frequência cardíaca, coloque os dedos indicador e médio na artéria radial, que está localizada na parte interna do pulso, próxima ao polegar. Também é possível verificar na artéria carótida, localizada na lateral do pescoço. Cuidado para não apertar demais esses locais, pois assim você estará prejudicando a medição. Pressione apenas o suficiente para sentir o batimento. Você deve verificar os batimentos durante um minuto ou por 30 segundos (nesse caso, multiplique por 2 o resultado). Um adulto saudável e em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Com essa informação, você consegue avaliar inicialmente o estado de saúde.

unit-of-pressure-990462_1280.jpg

Pressão arterial

A pressão arterial deve ser medida com aparelho específico para esse fim. Há máquinas automáticas e instrumentos manuais para realizar essa atividade. A leitura deve ser feita com a pessoa quieta e sem que ela tenha acabado de caminhar ou realizar algum tipo de atividade física, mesmo que mínima. É considerada normal uma leitura menor que 120/80 (ou 12/8). Valores maiores que esses são classificados como hipertensão (pressão alta) e o paciente deve procurar um médico. A pressão arterial pode ser medida fora dessas condições em pacientes que estão sendo resgatados de situações de urgência ou emergência.

A verificação precisa dos sinais vitais é feita por profissionais de saúde com os instrumentos adequados e em condições favoráveis. Em caso de dúvida, consulte um profissional. Quer tornar-se um profissional de saúde? Matricule-se em um dos cursos da área de saúde da Escola Épicos, o Centro de Educação Profissional de Curitiba para formação de profissionais de saúde.