Como se tornar um socorrista?

Como se tornar um socorrista?

O socorrista resgatista é um dos profissionais da área da saúde que atua na equipe de resgate e primeiros socorros, realizando atendimento emergencial e socorrendo vítimas. Quando acontece algum acidente, ele presta os primeiros socorros de urgência nos feridos. Este profissional atua no atendimento pré-hospitalar das vítimas e garante o transporte seguro até o hospital ou centro de saúde. O procedimento salva muitas vidas, já que pode estabilizar o quadro até que o paciente possa receber o tratamento e procedimentos invasivos adequados com outros recursos médicos. E para exercer essa profissão com maestria, o socorrista precisa dispor de algumas características para realizar atendimento de emergência. Uma delas, talvez a mais importante, é equilíbrio emocional, pois ele irá vivenciar situações muito delicadas onde a morte, a dor e o sofrimento são vivenciados todos os dias. Além do mais, ter compaixão, habilidade interpessoal de relacionamento, ser responsável pela segurança pessoal e das vítimas, conhecer técnicas de transporte politraumatizado, conseguir se comunicar via rádio tanto com o coordenador quanto com o médico, informando a real situação do paciente e do local do acidente são características indispensáveis para viver a rotina de trabalho.

Formação para Socorrista

Para se tornar um Socorrista é necessário fazer a formação profissionalizante que prepara os profissionais para atuarem na área. Ao fazer o curso de Socorrista e Resgatista aqui na escola, o aluno sai pronto para trabalhar e seu Certificado Reconhecido (Parecer 658/05 CEE/PR) e com a excelência que a Épicos tem em cursos na área da saúde.

Onde atuar

O mercado de trabalho é promissor. Ao se profissionalizar, o Socorrista pode atuar em setores de saúde e prestação de serviço como em hospitais, centros de saúde, urgências e emergências, órgãos governamentais mediante concurso público, ambulâncias e equipes do samu e outros. E se você ainda não escolheu uma profissão, se identifica com a área da saúde e sempre que surge oportunidade ajuda as pessoas, a profissão Socorrista é ideal e tem tudo a ver com você. Para fazer o nosso curso não é preciso ter nível superior, basta ter 18 anos e ter concluído o ensino médio. A carga horária é 300 hs/aula e se divide em 10 módulos.

Venha conhecer!