Como ficar mais disposto durante o verão?

Como ficar mais disposto durante o verão?

Confira nossas dicas para ter mais disposição no verão

Você também tem aquela sensação de indisposição durante os dias mais quentes? Principalmente no verão, é muito comum o relato de pessoas que sentem a famosa “moleza” no corpo, vontade de fazer nada e apenas esperar o tempo passar. Essa sensação é causada, principalmente, pela dilatação dos vasos sanguíneos durante as altas temperaturas, resultando, em algumas pessoas, na queda de pressão arterial. Por isso, preparamos algumas dicas especiais que podem lhe ajudar a ter mais energia e disposição mesmo nos dias mais quentes do verão. Confira! Mantenha-se hidratado

Certamente, a hidratação tem papel fundamental para preservar a motivação nos dias de calor intenso. Beber muita água é a dica principal, porém, vale lembrar que a hidratação não depende exclusivamente dela. É possível consumir alimentos que auxiliam na hidratação em todas as refeições, como os legumes, as verduras e as folhas verdes – todos ricos em vitaminas e minerais, sendo excelentes fontes de água, inclusive. Diminua o consumo de carboidratos Ao ingerir carboidratos, estimulamos a produção de um hormônio chamado melatonina, conhecido por regular o sono. No entanto, nos dias mais quentes, ao consumir alimentos ricos em carboidratos, é muito comum sentirmos uma sensação forte de sonolência, a famosa preguiça. Isso também ocorre devido à energia que o corpo precisa dispensar para a digestão, o que resulta em um aumento significativo do fluxo sanguíneo para os órgãos. Nos dias mais quentes, a digestão costuma ser mais lenta, por isso deve-se evitar o consumo de alimentos muito pesados, industrializados ou gordurosos. É um conjunto de fatores que contribui para a indisposição e que pode ser amenizada com o consumo de alimentos mais leves e saudáveis. Não pule as refeições Embora seja indicado o consumo de alimentos leves e frescos no verão, é muito importante que as refeições não sejam puladas durante o dia. É comum sentir pouca fome quando as temperaturas sobem, porém, deixar de se alimentar pode contribuir para a sensação de mal-estar e indisposição.

Dessa forma, dê preferência a refeições refrescantes, como saladas com um bom mix de vegetais, mas não deixe de se alimentar. Torque o sorvete por um açaí ou picolé natural Sabemos que nos dias mais quentes a vontade de comer um delicioso sorvete pode ser grande. No entanto, a dica aqui é trocá-lo por um lanche mais saudável e rico em energia, como o açaí. Porém, cuide para não exagerar, visto que é uma fruta muito calórica. Para deixá-lo mais saboroso, é possível fazer uma batida com banana ou morango e, ainda, acrescentar granola, garantindo as fibras necessárias para o dia. Porém, evite misturas com açúcar, como leite em pó. Para quem não gosta de açaí ou apenas quer diversificar o cardápio, outra dica é produzir em casa mesmo alguns picolés de frutas. Para isso, basta bater suas preferidas no liquidificador, como se fosse um suco, e congelar o líquido em forminhas de picolé. Simples, não?

Não exagere nos exercícios físicos Para quem tem mais facilidade em sentir indisposição ou sofre com a queda de pressão, a dica é controlar a intensidade dos exercícios físicos durante o verão, além, é claro, de praticá-los em horários de temperatura mais agradável, como ao amanhecer ou entardecer. Procure realizar atividades moderadas diariamente por, pelo menos, 30 minutos, pois essa é uma maneira eficaz de manter a energia em dia e, ainda, garantir mais saúde e qualidade de vida.

Com essas dicas, seu verão será muito mais agradável e prazeroso. Invista na sua saúde e ganhe mais energia para curtir o melhor da estação!