Como cuidar do coração para viver melhor

Como cuidar do coração para viver melhor

As doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40 pessoas morrem por hora em consequência de doenças do coração. Os homens com mais de 60 anos são os mais atingidos, mas os males do coração podem afetar também os mais jovens. A única maneira de minimizar os riscos é tomando alguns cuidados ao longo da vida. Veja dicas para cuidar do coração e viver melhor:

Cuide da alimentação

A alimentação influencia diversos fatores do corpo. A ingestão excessiva de sal, por exemplo, é um dos grandes vilões, pois contribui para o desenvolvimento da hipertensão. Procure substituir o sal nos alimentos por temperos mais naturais, como o manjericão, o orégano e outras ervas. Evite alimentos industrializados, pois eles costumam ter grandes quantidades de sódio (sal) e outros condimentos artificiais. Procure consumir frutas, legumes, cereais e outros alimentos saudáveis. O peixe, em especial o salmão, é excelente fonte de ômega 3, nutriente que protege o coração. Diminua o consumo de alimentos gordurosos e muito calóricos, como frituras, queijos amarelos, embutidos e carnes vermelhas.

Beba água

drink-drinking-female-1458671.jpg

O consumo de água ajuda a evitar o aumento da pressão sanguínea, prevenindo a hipertensão. O ideal é beber cerca de 2 litros de água por dia, mas a quantidade exata para cada pessoa depende do peso, altura e outros hábitos de vida. Então é ideal consultar seu médico para saber o quanto consumir.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é indicada para todas as idades e benéfica para todos. Para cuidar do coração e viver melhor, os exercícios são um importante aliado. Procure atividades que lhe agradam e que se encaixem com a sua rotina. Caminhada, natação, pilates, musculação, bicicleta ou qualquer outra atividade é válida.

Movimentar o corpo contribui para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, bem como controlar o peso e o acúmulo de gordura. Procure um médico antes de iniciar qualquer prática para verificar as suas condições de saúde e encontrar o tipo de exercício mais indicado para o seu caso.