Benefícios da ginástica para idosos

Benefícios da ginástica para idosos

A tendência da maioria das pessoas é deixar de praticar exercícios quando a idade começa a chegar. Ou mesmo para quem nunca teve um estilo de vida ativo, é comum imaginar que mudar esses hábitos na terceira idade já não faz diferença ou até que não é possível. Mas o que os especialistas afirmam é justamente o contrário. Se tratando de alguém que teve uma rotina de exercícios físicos regulares durante a vida ou não, são inúmeros os benefícios da ginástica para idosos. Entenda.

Pesquisas médicas apontam que a prática de exercícios físicos regulares na terceira idade pode levar à redução da incidência de:

  • 24% dos casos doenças cardiovasculares
  • 10% dos casos de AVC (acidente vascular cerebral)
  • 10% dos casos de doenças respiratórias crônicas

Os mesmo dados ainda mostram que incluir a ginástica na rotina de idosos pode reduzir em 20% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos. Dentre outros benefícios, especialistas mencionam a adaptação à rotina da aposentadoria, a melhora do fator psicológico relacionado ao envelhecimento, a prevenção de doenças, o prolongamento da vida e da condição de independência para a realização de tarefas básicas, fora a promoção de bem-estar e autoestima.

418722-PD8QQQ-175.jpg

Por que praticar atividades físicas na terceira idade?

Além de estimular muitos sistemas do corpo, a atividade física trabalha diretamente com o sistema imunológico. Isso porque um organismo saudável e um corpo vigoroso combatem com muito mais facilidade infecções, viroses e inclusive outras doenças. Isso impede, por exemplo, que uma simples gripe possa se tornar um grande problema.

A ginástica para idosos também pode ser um importante ator no combate à perda de massa óssea. A atividade física é capaz de melhorar a densidade óssea e fortalecer os músculos, o que diminui o risco de osteoporose, possíveis quedas e fraturas. Além disso, atua diretamente na promoção de mobilidade e independência do idoso.

Outro benefício muito importante para vida de qualquer idoso é a interação social que, dependendo da modalidade, pode ser promovida por meio da atividade física. E como muitas pessoas ao atingirem a terceira idade tendem a ficar reclusas em casa, praticar uma atividade coletiva e promova bem-estar é o melhor remédio contra depressão e outros fatores psicológicos ligados ao envelhecimento.

15212.jpg

Por isso é de extrema importância praticar atividades físicas na terceira idade. Muitos idosos acabam se privando de promover todos esses benefícios por imaginarem que não podem praticar qualquer atividade física. Mas a verdade é que o exercício físico praticado corretamente pode fazer muito bem ao corpo humano, em qualquer idade ou nível da habilidade. E não é necessário ir muito longe para começar a prática de atividades físicas, mesmo na terceira idade. Desde alongamentos em casa, caminhadas ao ar livre, até natação e hidroginástica são exercícios muito bem recomendados para idosos.

Você pode consultar seu enfermeiro ou cuidador e pedir que lhe auxilie a iniciar essas rotina de exercícios dentro de casa mesmo. Aos poucos, você vai evoluindo e já vendo os resultados positivos de adotar esse hábito.

Lembre-se também que é indispensável o acompanhamento de um profissional e escolher uma atividade que você tenha prazer em praticar. Toda mudança de hábitos é difícil, mas além dos benefícios, pode se tornar um prazer enorme a longo prazo.