Auxiliar de laboratório e o mercado de trabalho na atualidade

Auxiliar de laboratório e o mercado de trabalho na atualidade

Auxiliar de laboratório e o mercado de trabalho na atualidade

Com o avanço da pandemia em 2020 e a necessidade de exames para detecção do vírus causador do Covid-19, uma área da saúde que se mostrou de total importância foi a dos laboratórios de análises clínicas. A necessidade do diagnóstico correto e preciso para certificar as medidas de isolamento, principalmente no caso das pessoas infectadas, fez com que esses estabelecimentos se reinventassem, com novas normas de segurança visando proteger não apenas os pacientes, como também seus colaboradores. Vale lembrar que o teste de PCR, utilizado para detectar a infecção com o novo Coronavírus, é constituído pela coleta de amostras por SWAB, uma espécie de bastonete de aplicação oral e nasal, prosseguida pela análise do material. Todo esse processo envolve uma equipe especializada, desde o auxiliar de laboratório até biomédicos e bioquímicos, por exemplo.

Área de atuação

Certamente, a atuação do auxiliar de laboratório mais conhecida é junto aos laboratórios de análises clínicas. No entanto, há outras áreas e instituições que necessitam dos conhecimentos deste profissional para suas tarefas de rotina. O mercado de trabalho é amplo e inclui, além dos laboratórios de análises e de pesquisa, hospitais, universidades e até mesmo instituições privadas e públicas, como as prefeituras municipais. Suas funções são variadas e fundamentais junto à equipe multidisciplinar, incluindo a limpeza, esterilização e organização dos equipamentos e estações de trabalho, preparação, recepção e distribuição de materiais e vidrarias utilizados nas análises realizadas no laboratório, tratamento e controle da qualidade da água em reservatórios. Também podem ser solicitadas demais tarefas junto aos profissionais superiores, como biomédicos e bioquímicos. Funções de suporte às atividades realizadas no local de trabalho, bem como manipulação de matéria-prima, interpretação de esquemas gráficos, análise de resultados, elaboração de relatórios, coletas de amostras clínicas, pesquisas com supervisão, separação de materiais biológicos e até mesmo suporte no desenvolvimento de produtos são atribuições relacionadas ao profissional auxiliar de laboratório.

O salário inicial de um auxiliar de laboratório pode variar conforme as atividades que serão realizadas, carga horária e região do país, no entanto, a média que se tem conhecimento, no Brasil, é de R$ 1.415,00.

Como se tornar um auxiliar de laboratório

Na Escola Épicos, o curso de Auxiliar de Laboratório tem duração de seis meses e é responsável pela formação de profissionais capacitados para atuarem em diferentes funções na rotina de laboratórios e demais empresas. A proposta do curso é oferecer ao aluno o conhecimento necessário para que realize com excelência as tarefas variadas que lhe podem ser solicitadas no dia a dia de trabalho. Entre as funções estudadas e trabalhadas estão os procedimentos de coleta e análise, desde o uso dos equipamentos, como microscópio, até as principais técnicas utilizadas e a manutenção dos padrões de qualidade e segurança. Para ingressar no curso, é indispensável que o estudante tenha concluído ou esteja em fase de conclusão do ensino médio.

Perfil do profissional

Organização, olhar crítico, capacidade de análise e facilidade em trabalhar em equipe são características essenciais para quem deseja seguir nesta área. Como vimos anteriormente, o mercado de trabalho é amplo e as vagas podem surgir em diferentes instituições, sejam elas públicas ou privadas.