Atribuições de um auxiliar de enfermagem

Atribuições de um auxiliar de enfermagem

Saiba quais são as atribuições de um auxiliar de enfermagem

Profissional fundamental na área da saúde, o auxiliar de enfermagem é responsável pelo atendimento básico de pacientes em diferentes locais de atuação. Para se tornar um profissional qualificado e apto a realizar todas as tarefas que lhe dizem respeito, é preciso concluir um curso de aproximadamente três semestres, o qual irá lhe proporcionar conhecimento e vivência na área através de aulas teóricas e práticas, além de estágio em instituições de saúde. Para quem está pensando em seguir esta profissão, é importante entender que ela exige uma visão ampla e diversificada, abrangendo variadas funções que têm como objetivo o bem-estar do paciente. Em um hospital, o auxiliar de enfermagem ajuda a compor equipes multidisciplinares, tendo como responsável o enfermeiro graduado (formação de nível superior com 10 semestres de duração). Em algumas situações, que podem variar conforme o local de trabalho, o auxiliar de enfermagem é o profissional responsável pelo primeiro contato com o paciente, coletando as informações necessárias para o atendimento posterior. Sendo assim, é fundamental que este profissional tenha visão crítica e analítica das situações diversas que podem ocorrer no dia a dia, atentando para todos os detalhes, pois eles podem fazer a diferença no atendimento que será oferecido posteriormente.

Principais funções do auxiliar de enfermagem Primeiro atendimento ao paciente; Coleta de informações e aferição de sinais vitais do paciente; Higiene, alimentação e demais cuidados básicos do paciente; Preparação de pacientes para exames, consultas e cirurgias; Limpeza e troca de curativos; Limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos; Administração de medicamentos sob orientação médica; Coleta de materiais para exames; Aplicação de vacinas; Aferição de temperatura; Triagem em hospitais e clínicas; Controle diário de materiais utilizados, como curativos, seringas e agulhas; Entre outras.

Para quem deseja atuar em outros locais de trabalho, saiba que postos de saúde, clínicas particulares e de pronto-atendimento, escolas, prefeituras, parques, creches, centros de recuperação de usuários de drogas, entre outros, também podem contar com setor de enfermagem, na qual o atendimento básico é realizado por um auxiliar. Vale ressaltar, ainda, que em determinados locais pode ser tarefa do auxiliar, ainda, algumas atividades de viés administrativo, como controle, registro e contagem diária de materiais utilizados no atendimento a pacientes, entre elas seringas, agulhas, curativos e gesso, e até mesmo questões burocráticas, como a admissão e alta dos pacientes. Como se pode observar, é uma carreira bastante dinâmica, ideal para aqueles profissionais que gostam de sair de sua zona de conforto e vivenciar uma rotina ativa de trabalho.