A alimentação na terceira idade exige mais atenção que os demais períodos da vida. Isso porque é nessa etapa que o corpo começa a absorver os nutrientes com mais dificuldades. Por isso, é fundamental atentar-se à qualidade e quantidade dos alimentos, bem como a maneira como são preparados. Com o avançar da idade, o paladar e a sensibilidade aos alimentos também diminui, sendo essencial focar no preparo dos alimentos para proporcionar prazer aos idosos na hora da alimentação.
Muitas vezes, o responsável por preparar as refeições do idoso é o seu cuidador. Para ajudar nessa tarefa, vamos dar algumas dicas de alimentação saudável para a terceira idade.
Busque comer todas as refeições no mesmo horário. A rotina ajuda o organismo a funcionar melhor;
Beba água, ela é a melhor bebida para hidratar o corpo. Para variar o sabor, é possível aromatizar a água com laranja, limão ou folhas de hortelã;
Coma com calma e mastigue bem os alimentos. Se tiver dificuldade para ingerir algum item do prato, busque outras formas de apresentação, como moer, ralar ou picar mais a comida;
Dê preferência para os alimentos cozidos no vapor, em detrimento aos assados, fritos ou cozidos na água. O vapor ajuda a amaciar os alimentos, facilitando a mastigação;
Evite consumir alimentos processados, como embutidos, macarrão instantâneo, biscoitos recheados e temperos prontos. Esse tipo de alimento possui grandes quantidades de açúcar, sal e gordura, que provocam hipertensão, inchaço, doenças cardiovasculares e renais. Prefira os temperos, ervas e especiarias para temperar as refeições. O idoso pode cultivar uma pequena horta em casa. O hábito é saudável para o corpo e para a mente.
As fibras ajudam a estimular o funcionamento do intestino e contribuem na prevenção de diversas doenças. Invista no consumo de frutas, verduras e legumes da estação. As fibras também são encontradas em cereais integrais (trigo, arroz), hortaliças e sementes.
O cálcio pode ser encontrado no leite e derivados, bem como em vegetais de cor verde-escura, como o brócolis e a couve verde.
Carnes sem gordura, aves e peixes devem estar presentes todos os dias (pelo menos um deles) na alimentação da terceira idade. Quanto maior a variedade presente no prato, mais saborosa e saudável será a refeição.
Além das dicas acima, investir em exercícios físicos também contribui com a melhora na qualidade de vida na terceira idade. A melhora na força muscular também ajuda a melhorar a autoestima e diminuir o isolamento social que muitas vezes assola os idosos.