Alergias e dermatoses no calor: como evitar

Alergias e dermatoses no calor: como evitar

O verão é uma estação agradável, porém, extremamente quente aqui no Brasil. E é no calor que casos de alergias e dermatoses podem aparecer com maior frequência, pois ao usar pouca roupa o corpo fica exposto a microorganismos, sem falar nos fatores que propiciam maior contato com público e, por isso, podem provocar reação alérgica em qualquer idade e dermatites; como passeios em parques, banhos em piscinas coletivas e frequentes idas à praia. Por isso, fique atento aos sintomas e, em casos alérgicos, saiba como tratar. Ao chegar o verão, grande parte da população sofre com algum tipo de alergia e muitas pessoas sofrem com coceira, rinites, inflamações oculares e irritações na pele. Geralmente, as alergias de pele se manifestam com a entrada da primavera e o início do verão e são denominadas dermatite atópica, urticária e dermatite de contato. E como é uma época em que o uso de protetores solares, desodorantes, cremes hidratantes e óleos aumenta, surgem alergias relacionadas a eles. As alergias chegam sem que você perceba, porém, quando se instalam no corpo, causam desconforto e prejudicam a saúde. Então, para se prevenir e combatê-las, é essencial manter uma alimentação saudável e longe de condimentos, tomar bastante líquido ao longo do dia e, de preferência, usar produtos sem perfume e dermatologicamente testados. Além do mais, evitar locais lotados e águas paradas para se banhar é necessário se você já tem propensão a certas dermatites. Com isso, identificar fatores que desencadeiam a alergia é o primeiro passo para a prevenção. Neste contexto, também é recomendado evitar objetos empoeirados, mantendo os ambientes limpos e refrescados para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Veja as alergias mais comuns.

photo-1571942429532-554c538042f8.jpg

Dermatite atópica

É um distúrbio cutâneo crônico, caracterizado por recaídas frequentes e de caráter imunológico. Os sintomas são coceiras frequentes que aparecem antes das erupções cutâneas, e, também, das lesões mais sérias, como bolhas. Há tratamento, o mais importante é se hidratação e lubrificar o local para que não resseque. Medicação, como corticóide, pode ser utilizada. E para casos mais graves, antibióticos tópicos mediante recomendação médica são recomendados. Em outros casos, usa-se anti-histamínicos, também.

Urticária

É uma erupção caracterizada pelo súbito aparecimento de lesões de pele geralmente passageiras. Pode dar coceira, a pele fica avermelhada e, muitas vezes, quente. As manchas costumam desaparecer e surgir, brevemente. Como tratamento, é indicado por especialistas usar medicamentos antialérgicos e calmantes tópicos.

Além do mais, saiba, aqui, sobre os cuidados que os idosos devem ter com o sol no verão!