Afogamentos no verão: primeiros socorros

Afogamentos no verão: primeiros socorros

O verão é a época mais esperada por quem gosta de praias e piscinas. E, também, o período com mais afogamentos e acidentes aquáticos. Por isso, estar atento e ter cautela ao banhar-se é indicado para que nada de ruim aconteça com você e com sua família nas férias.

Cuidados ao entrar na água

Não entre no mar ou piscina se não souber nadar. E, ao entrar no mar, verifique a bandeira e se algum salva-vidas estará por perto. Em clubes e piscinas, tenha os mesmos cuidados e, também, cuide para não escorregar. Nestes ambientes, geralmente, os pisos são frios e ficam lisos em contato com banhistas molhados. Assim, os frequentadores distraídos podem escorregar e cair dentro da água, causando machucados e batidas graves, em muitos casos.

Dicas de primeiros socorros

Ao ocorrer acidentes dentro d’água, algumas atitudes devem ser tomadas pelos socorristas. Apesar da dramaticidade de um acidente, é preciso pensar antes de agir. Então, pense antes de pular na água para efetuar o resgate e só aja se souber nadar e estiver em boas condições físicas. Informar o salva-vidas sobre o afogamento também é necessário.

Tirando a vítima da água

Ao encontrar o afogado, tente removê-lo da água sem se colocar em perigo. Logo, traga-o até áreas que permitam o suporte correto. Peça ajuda de outras pessoas e chame os bombeiros, salva-vidas ou serviço de emergência.

Sinais vitais

Verifique se a vítima está respirando. Veja se o peito da vítima infla ou não. Se ela estiver respirando normalmente, coloque-a em posição lateral, por segurança, para que não sufoque caso comece a vomitar. Incline a cabeça da vítima para trás, levante levemente seu queixo e faça respiração boca a boca. É importante iniciar a operação com duas respirações. Ao ver reação, continue a respiração boca a boca.

Massagem cardíaca

Caso a vítima não responda realize dois ciclos de massagem cardíaca e respiração boca a boca durante um minuto e chame o resgate. A massagem consiste em comprimir o coração para manter a circulação sanguínea, alternando com a respiração. Caso esteja sozinho, continue a executar as técnicas de primeiros socorros até a vítima reagir ou o resgate chegar.

pexels-photo-1486842.jpeg

Curso de Socorrista e Resgatista

E se você quer ser Socorrista, na Escola Épicos, o curso de Socorrista e Resgatista prepara os alunos para diversos tipos de situações de risco. Além do mais, dá embasamento para que os futuros profissionais tenham controle ao lidar com acidentes, tomando decisões e realizando salvamentos. Veja todas as informações sobre período de inscrição, horários, valores e módulos, aqui!